Apesar do bombardeio do ministro das Comunicações e dos operadores de TV por assinatura, a DTHi (parceira da Telefônica) lançou nesta quinta, 23/11, o seu serviço de DTH, na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista.
Segundo apurou este noticiário, a Telefônica é quem faz a comercialização e presta alguns serviços para a DTHi, como uplink (realizado no centro de operações da tele no Peru) e estrutura de atendimento. Faturamento, contratos de programação, habilitação e operação do satélite são responsabilidade da DTHi, explica Hélio Barroso, presidente da empresa.
"Apesar de tudo o que dizem, é efetivamente uma parceria comercial que tenho com a Telefônica. Essa parceria me agrega um potencial de comercialização imenso por conta da base de clientes deles, mas a minha empresa é a responsável pelo serviço. A Telefônica ganha na possibilidade de comercializar um pacote combinando TV paga e os demais serviços deles", diz.
A DTHi manterá inclusive seu produto pré-pago com a marca Astralsat.
O novo produto que a DTHi está oficialmente anunciando chama-se Você TV: trata-se de "uma nova opção de TV digital por assinatura via satélite, com ampla variedade de canais e opções inéditas de pacotes".
A operadora diz que a oferta é realizada em parceria com a Telefônica e "será a oportunidade de os clientes receberem na TV de casa programação variada, com alta qualidade de imagem, a preços econômicos". Segundo o release de lançamento, a Você TV terá 56 canais pagos.
A Astralsat diz que está "flexibilizando a oferta de canais", e o cliente, "pela primeira vez", terá "ampla liberdade de montar pacotes e pagar por aquilo que quer realmente assistir".
Empacotamento flexível
O empacotamento, segundo a empresa, não seguirá os modelos disponíveis no mercado, segundo o qual "o acesso aos canais fechados de maior interesse do público só era permitido a clientes que tinham planos intermediários ou premium e a contratação destes canais, mais desejados, estava sempre atrelada à compra de outros, de pouco interesse para o cliente".
A oferta do Você TV cria um pacote de acesso e, a partir dele, o cliente escolhe pacotes adicionais com canais de conteúdo específicos (esportes, filmes e séries, infantil, variedades, música, notícias e documentários) "sem precisar contratar outros gêneros de canais com programação que não é de seu interesse ou de interesse da família".
Na promoção de lançamento o Pacote de Acesso terá 18 canais fechados mais o pacote HBO Max Digital, e sairá por apenas R$ 39,90. Cada pacote adiconal (com quatro a seis canais) custa R$ 10 mensais. Promocionalmente, o cliente poderá adicionar dois pacotes por apenas R$ 15 mensais ou quatro pacotes por R$ 20 mensais. O pacote completo sai por R$ 79,90.
A instalação será gratuita, o decodificador e antena serão cedidos em comodato gratuitamente.
A campanha publicitária começa pela cidade de Ribeirão Preto, destacando a flexibilidade de montagem dos pacotes. O call center atende pelo número 0800 12 15 20.
"A DTHi e sua parceira comercial, a Telefônica, acreditam que com esta iniciativa estarão contribuindo de forma significativa para o crescimento e a eficiência do setor, aumentado a competitividade e garantindo possibilidade de acesso à televisão por assinatura de qualidade a uma ampla base de novos clientes – pessoas que, até agora, pelos preços praticados no setor, estavam impedidas de contratar serviços de TV paga", diz o comunciado da empresa.
Depois da licença
Segundo Hélio Barroso, a parceria firmada com a Telefônica é de vários anos. "Não sei o que vai acontecer quando a Telefônica tiver a sua própria licença de DTH. Não pensamos nisso ainda. A minha perspectiva é a de continuar trabalhando com eles por muito tempo", disse. Barroso diz, por exemplo, que sequer definiu se a Telefônica teria direito ao uso da marca.
"Eu estou no mercado de TV por assinatura há vários anos e todo mundo me conhece. É difícil tentar viabilizar um pacote competitivo, mas agora conseguimos, porque tivemos reduções de custos com a sinergia", diz, indiretamente rebatendo as críticas de que sua associação com a Telefônica seria "uma ficção" (afirmação feita por Alexandre annenberg, diretor executivo da ABTA). Ele diz que a Telefônica não comprou nenhuma ação e nenhuma cota de sua empresa, de modo que não há controle.
A única mudança em relação ao que a Telefônica e a DTi haviam planejado na semana passada é o nome do produto, que seria "Telefônica TV Digital". Não se sabe se esta marca será usada nesse primeiro momento.