RPost investe R$ 2,5 milhões para abrir subsidiária no Brasil

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A RPost, fornecedora de solução de e-mail registrado, que funciona como prova legal de recebimento e do conteúdo de mensagens eletrônicas, acaba de abrir uma subsidiária no Brasil. Para montar a operação, a empresa, que tem 4 milhões de usuários no mundo e mais de 100 mil advogados cadastrados em sua base, investiu R$ 2,5 milhões e espera conquistar 150 mil usuários por ano no país.

Para tal, a subsidiária, denominada RPost Brasil, inicia as atividades com o lançamento do sistema E-mail Registrado, que confere valor jurídico às mensagens eletrônicas, permitindo que sejam usadas como prova nos tribunais. De acordo com a empresa, a chancela eletrônica é especialmente interessante para grandes usuários por não ter que recolher uma cópia da mensagem, mas apenas uma espécie de "digital" criptográfica única, inviolável e de autenticidade tecnicamente inequívoca.

O serviço, de acordo com Fernando Neves, presidente da RPost Brasil, é o único com validade internacional que segue padrões definidos pelas normas de assinatura eletrônica ESIGN e pela Legislação Uniforme de Transações Eletrônicas (Ueta). Segundo ele, o modelo não requer a gravação de cópias das mensagens, provendo total garantia de privacidade. "Isso não acontece com os serviços disponíveis no mercado que gravam e armazenam cópias dos e-mails enviados, expondo o usuário à quebra de sigilo, além de não oferecer respaldo comprobatório válido mundialmente?, afirma.

Entre os benefícios do E-mail Registrado, apontados por Neves, estão a proteção do remetente nos casos onde o envio, o conteúdo da mensagem ou ainda a data e hora podem ser postos em dúvida, uma vez que os interlocutores das mensagens eletrônicas podem negar o seu recebimento, as informações contidas nelas ou até manipularem o conteúdo original. "O sistema inclui mecanismos eficientes para atestar a autenticidade sobre a autoria, o conteúdo (corpo do e-mail e anexos), data, hora de envio e de recebimento, para que tenham valor de prova jurídica", explica.

A comercialização do RPost será feita por uma rede credenciada de revendas e por alianças estratégicas. O preço é composto por software mais serviço, ou apenas serviço. "Além das revendas estaremos realizando um trabalho muito forte com associações de empresas e entidades de classe, de forma a promover o serviço junto a profissionais da área de direito e financeira", finaliza Neves.

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