Após concluir o pregão para a aquisição dos equipamentos para a rede do Plano Nacional de Banda Larga, a Telebras iniciou o mapeamento dos provedores de internet interessados em atuar como parceiros do governo no projeto. Para tanto, a estatal disponibilizou em seu portal um cadastro solicitando informações sobre a infraestrutura, bem como sobre os serviços prestados pelo provedor, como dados sobre as cidades atendidas e capacidade de banda de internet utilizada atualmente por essas empresas.
O formulário também quer saber o tipo de infraestrutura empregada, a tecnologia de atendimento aos usuários, serviços ofertados, além de informações sobre o atendimento a pontos de governo. Os provedores parceiros da Telebras terão que oferecer ao usuário final uma velocidade mínima de 512 Kbps a um preço de R$ 35.
Desde que o governo anunciou a lista das cem primeiras cidades a serem atendidas pelo programa, localizadas nos anéis Sudeste e Nordeste da rede, cerca de 550 provedores já demonstraram interesse em participar do PNBL.
O presidente da Telebras, Rogério Santanna, disse que é preciso estruturar essa demanda, que já chega a 30 Gbps, e verificar quais as condições de conexão e necessidades dos futuros parceiros da empresa.
- Parceiros