Usuários de celular querem ser avisados quando planos estourarem, diz pesquisa

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Os consumidores de serviços de telefonia móvel querem ser avisados sobre o total de minutos de suas franquias. A constatação é de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) na web. De acordo com o levantamento, 97,8% dos internautas responderam que queriam ser informados e que o alerta ajudaria a controlar suas contas de telefone. A pesquisa foi feita entre 3 e 18 de novembro e consultou 400 pessoas.
Nos Estados Unidos, frisa o Idec, esta realidade está próxima de ser concretizada, já que a Federal Communications Commission (FCC), agência que regula os serviços de telecomunicações naquele país, vai obrigar as operadoras a avisarem seus clientes que chegaram no limite de seus planos, tanto em serviços de comunicação de voz quanto na transmissão de dados, o que inclui a internet móvel.
O Idec defende que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deveria adotar medida similar no Brasil, já que, atualmente, as operadoras não disponibilizam nenhuma ferramenta para isso aos consumidores. "Os usuários ganhariam um mecanismo de controle, para que saibam quanto de fato estão gastando, e as cobranças indevidas poderiam diminuir", opina Guilherme Varella, advogado do Instituto.
Varella diz que o aviso também poderia trazer maior qualidade na prestação dos serviços e maior satisfação ao cliente. "A medida seria de grande relevância, já que, além de caro, o segmento de telecomunicações é um dos mais recebem reclamações nos Procons e órgãos de defesa do consumidor, como o Idec. As queixas contra empresas de telefonia, internet e TV por assinatura somam quase 20% do total", ressalta o advogado.

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