A internet móvel pré-paga finalmente chegou aos usuários da Oi. Quase um ano depois de a concorrente TIM ter lançado o primeiro plano com cobrança diária para esse segmento ao preço de R$ 0,50/dia e ser seguida por outras operadoras, foi a vez de a Oi fazer o mesmo. A tele criou três opções de planos: diário, por R$ 0,50, com franquia de 5 Mb; semanal, por R$ 2,99, com franquia de 20 Mb; e mensal, por R$ 9,99, com franquia de 50 Mb. Se o valor do plano mensal for dividido por 30, o custo por dia é de R$ 0,33, portanto, mais econômico que a TIM. A contratação deve ser feita por SMS. Para o pacote diário, o usuário deve enviar uma mensagem para o número 3305. Para os pacotes semanal e mensal, o SMS deve ser enviado para os números 3320 e 3350, respectivamente.
Antes de dessas ofertas, o única opção para o usuário pré-pago da Oi usar dados em seu smartphone era pagar pelo preço avulso: R$ 7,90 por cada 1 Mb trafegado.
Análise
A Oi era a última dentre as grandes teles nacionais que faltava lançar uma oferta de dados para o segmento pré-pago. A empresa estava em desvantagem frente à concorrência para atrair consumidores das classes C e D que cada vez mais estão trocando seus telefones móveis por smartphones, em razão da queda de preço desses aparelhos. O efeito de tais planos nas demais operadoras foi sentido nas lan houses brasileiras ao longo deste ano: elas estão perdendo clientes, como demonstrou uma recente pesquisa patrocinada pela Fecomércio/RJ sobre uso de Internet no Brasil.