Segundo a empresa de segurança Avira, representada no Brasil pela Nodes Tecnologia, divulgou nova consulta aos usuários, agora sobre segurança nas compras online e constatou que, apesar da grande maioria se sentir apta a realizar suas compras na rede mundial de computadores, pelo menos 20% deles ainda não fazem qualquer tipo de transação online. Quase 30% concluem seus carrinhos de compra mesmo com receio e 22% apenas informam seus dados em lojas conhecidas.
Veja os números da pesquisa realizada com 2.945 internautas, com base em alternativas propostas, à seguinte pergunta: Você se sente seguro ao realizar compras pela Internet? .
– 28.62%: Eu faço compras online, mas eu sempre temo que meus dados possam parar em mãos erradas;
– 22.51%: Eu confio somente em lojas online bem conhecidas ou em grandes marcas, como Amazon, iTuntes etc;
– 18.85%: Devido às preocupações com a segurança, eu não realizo compras online;
– 15.65%: Eu me sinto bem desde que o método de pagamento e de transação financeira sejam sempre seguros;
– 14.36%: Me sinto seguro porque fraudes envolvendo compras online não acontecem com frequência.
"Devido às contínuas violações de dados, ataques de phishing e vulnerabilidades de segurança, que são relatados quase todos os dias, os consumidores têm todo o direito de não se sentirem 100 por cento seguros quando fazem compras on-line", comenta Sorin Mustaca, especialista em segurança de dados da Avira.
O especialista recomenda que os consumidores prestem muita atenção em alguns procedimentos para não se tornarem vítimas dos cyber criminosos:
– Sempre verifique se a conexão à área de pagamentos da loja online começa com “https:” e se um pequeno cadeado fechado pode ser visto no lado esquerdo na parte inferior da página (no caso do Google Chrome) ou se o endereço (URL) está destacado na cor vermelha no Firefox e Internet Explorer. Se o navegador lhe dá algum aviso sobre o certificado de segurança do web site, então não faça qualquer transação. Saia do site imediatamente.
– Se você não conhece a loja virtual, mas deseja realizar uma compra a partir dela, sempre verifique a sua reputação perante o mercado. Busque por comentários de outros usuários nos mecanismos de pesquisa da Internet. Utilize: “
– Opte por métodos de pagamento que não requeiram pagamento total ou parte (entrada) adiantado. Se a loja oferece PayPal, PagSeguro UOL, por exemplo, opte por estas alternativas. Mas, se você verificou todos os itens de segurança e se sentir seguro quanto à reputação da loja, não há problemas em realizar pagamentos via cartões de crédito. Se ficar na dúvida, não o faça;
– Imprima os comprovantes e sempre verifique o extrato de seu cartão ou conta bancária para verificar se não ocorreu algum erro durante a compra e ela veio com cobrança multiplicada. Em caso de dúvida, entre em contato com o SAC da loja virtual.