A um mês do Natal, as vendas on-line nos Estados Unidos já contabilizam US$ 9,7 bilhões. O resultado, apurado nos últimos 20 dias, é 14% superior aos US$ 8,47 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da comScore. Mesmo com a crise que atravessa a economia americana, em todo o período de fim de ano, a consultoria estima que o varejo on-line movimentará US$ 37,6 bilhões, o que representa crescimento de 15% em relação a 2010.
No ano passado, as vendas natalinas tiveram aumento de 12%. "A taxa de crescimento reflete a mudança significativa de canal que estamos testemunhando – do varejo off-line para um número cada vez maior de consumidores que confiam em canais on-line para transações e comparações de preço", analisa o presidente da comScore, Gian Fulgoni.
A pesquisa também detectou que os consumidores notaram um aumento das promoções e ofertas especiais para a temporada em relação ao ano passado. Segundo a comScore, 33% dos entrevistados afirmaram ter visto mais descontos, liquidações e promoções, na comparação com apenas 7% que disseram o contrário. Entre incentivos que motivam a compra, a isenção de frete é o principal deles, pois 47% dos entrevistados disseram que abandonariam a compra se descobrissem, na etapa final, que o frete estava incluído.