O Procon-SP enviou nesta sexta-feira, 23, notificação para as empresas Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast Shop para esclarecimentos sobre suas participações na Black Friday, promoção inspirada na tradicional megaliquidação do varejo americano que acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e que vem ganhando força no Brasil.
Por denúncias de consumidores pelos canais de atendimento e pelas redes sociais do órgão, fiscais da fundação identificaram indícios de maquiagem nos descontos oferecidos por essas lojas. Até às 15h desta sexta-feira, o Procon-SP recebeu 40 reclamações sobre a megapromoção. As empresas têm até sexta-feira, 30, para responder. Se autuadas, responderão a processo administrativo e podem ser multadas, com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), em valor que varia entre R$ 450 a R$ 6,5 milhões.
O organizador do evento também será notificado para que apresente explicações sobre problemas que os consumidores tiveram ao não conseguir o acesso em alguns links de ofertas e sites de lojas.