A Serasa Experian anuncia a abertura da unidade de São Paulo de seu novo laboratório de inovação, o DataLab. Instalado em um espaço de 700 metros quadrados na Vila Olímpia, Zona Sul da cidade, o espaço pode abrigar cerca de 50 cientistas de dados, engenheiros de software, entre outros especialistas focados no desenvolvimento de soluções que aproveitem das tecnologias de big data e da inteligência artificial para transformar ideias em ações em benefício dos clientes.
O novo laboratório faz parte da estratégia da empresa de oferecer aos clientes em todo o mundo inovações com foco em dados. Atualmente, a Experian possui outras duas unidades: em San Diego (Estados Unidos) e em Londres (Inglaterra).
Produtos e serviços
Um dos serviços do DataLab que já estão no mercado é o Sinergy, coworking de inovação para empresas que buscam desenvolver soluções completas de big data para aumentar a competitividade dos negócios. Agora, o escritório dobrou a capacidade para atender os clientes do serviço e pode receber até cinco empresas simultaneamente no programa, em espaços totalmente separados.
Os clientes que participam do Sinergy passam ao menos três meses no DataLab, trabalhando lado a lado com a equipe de cientistas de dados do laboratório. Outro produto do DataLab que já está no mercado é o RWA, Real World Analytics, lançado no primeiro semestre em parceria com a startup In Loco. Esta é a primeira plataforma brasileira baseada em dados de geolocalização e sócio demográficos que permitem entender o comportamento do consumidor dentro e fora dos estabelecimentos comerciais. O objetivo é auxiliar as empresas anunciantes a tornarem-se mais relevantes e a otimizarem seus esforços de marketing.
Além disso, outros produtos e serviços já estão prontos para ir ao mercado. Um deles está rodando como piloto em clientes no Brasil, Indonésia e África do Sul, e deve começar a ser comercializado pela Serasa Experian dentro de seis meses.