A Black Friday ganha cada vez mais popularidade no Brasil, atraindo consumidores e movimentando o comércio. Em plena pandemia de coronavírus, a aposta é que a população se volte às compras online, que devem crescer 18% com a data em relação ao ano passado, conforme dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Apesar da empolgação do comércio, no Brasil, a Black Friday acabou por ganhar a desconfiança da população diante de relatos de que os comerciantes oferecem descontos ilusórios. Diante dessa má fama, 70% dos usuários da rede social de opinião e debate Quinto não acreditam que os descontos da Black Friday são reais. Além disso, a data ainda não parece ser um evento decisivo para as compras da maioria, uma vez que 70% afirmam que não esperam a Black Friday para comprar algum produto.
E-commerce
As compras online já fazem parte dos hábitos de consumo dos brasileiros. No Quinto, 84% responderam que fazem compras pela internet e 73% utilizam o celular para as compras. Muitos acabam utilizando a Black Friday para antecipar as compras natalinas. Entre os usuários do Quinto, 51% afirmam que antecipam compras de Natal para evitar a correria do fim de ano.
O comportamento na hora das compras revela o perfil de cada consumidor. No Quinto, os compradores parecem mais moderados. Isso porque 52% dizem que não compram por impulso e 57% não gastam mais do que ganham. Além disso, 70% relatam preferir pagar à vista do que parcelar e 70% verificam se há juros nas compras parceladas no cartão.