Estudo inédito apresentado por Meta e Fundação Dom Cabral traça o mapa da transformação digital no país

0

A Meta, empresa brasileira de tecnologia com foco em transformação digital e inovação, e a Fundação Dom Cabral (FDC) apresentaram em primeira mão os resultados iniciais do Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital, que conta com a participação de mais de 80 empresas de grande porte, aquelas com mais de 500 colaboradores, e que somadas registram faturamento que supera os R$ 100 bilhões.

De acordo com os resultados iniciais do estudo, para 67% dos executivos o principal desafio da transformação digital não é tecnologia, é cultura organizacional. "A pesquisa da FDC, em parceria com a Meta, traz importantes perspectivas sobre a transformação. Além de tantos temas do universo tecnológico, o foco deveria estar no cliente, com governança de negócios bem estabelecida, cultura de excelência e foco em resultado. Está na hora de uma adaptação no discurso, menos focado em tecnologia e mais pautado em negócios. Empresas vivem do seu fluxo de caixa e o digital deve suportar este senso de urgência", destacou Hugo Tadeu, Diretor do Centro de Pesquisa em Inovação na FDC.

Cenário da transformação digital no país

Inédito no país, o estudo traz pela primeira vez o mapa da transformação digital no Brasil e aponta recortes exclusivos que serão divulgados na íntegra ao longo dos próximos meses. Uma das primeiras conclusões do levantamento é a de que 55% dos respondentes afirmam que o desafio é a criação de uma visão estratégica para inovação, e não o desenvolvimento tecnológico em si. Esta percepção indica que a inovação conecta a transformação digital à estratégia das empresas, não ficando restrita ao silo dos setores de TI.

A pesquisa aponta ainda que 42% dos líderes consultados esperam que as novas tecnologias ampliem a eficiência operacional e otimizem a alocação de recursos, com foco na competitividade.

"Podemos perceber que o desafio, mais do que estar à frente de tecnologias disruptivas, ter um e-commerce no metaverso ou adotar o 5G, é encaixar as mudanças socioculturais e geracionais às mudanças tecnológicas, e não o contrário. O que o contexto atual aponta é que as pessoas vêm antes de qualquer decisão sobre qual software utilizar", ressaltou Telmo Costa, fundador e CEO da Meta.

Tecnologia como facilitador

Durante o painel "Histórias de Líderes da Transformação Digital", Diego Puerta, CEO da Dell no Brasil, ressaltou que a transformação digital é um processo de negócios. "O nosso papel é auxiliar o cliente a acoplar a tecnologia da melhor maneira, como um facilitador", reforçou.

Para a CEO do Grupo Fleury, Jeane Tsutsui, a transformação digital deve envolver todos os líderes de uma organização, ao mesmo tempo que as empresas devem ter flexibilidade e humildade, para saber a hora de aprender e buscar soluções, se readaptar, reconhecer o que não sabe e estar aberto para aprender. Telmo Costa, que participou do painel ao lado dos CEOs da Dell e do Grupo Fleury, complementou afirmando que as empresas precisam entender claramente o objetivo da transformação digital.

A CIO da Natura&Co, Renata Marques, trouxe ao público a sua visão sobre a transformação digital na prática e reforçou o papel fundamental do líder durante toda a jornada. "É preciso saber o momento de acelerar e quando manter o fluxo, tendo sempre as pessoas no centro da tomada de decisão", destacou.

A inovação aberta como elemento-chave da transformação digital foi o assunto do painel que encerrou a primeira edição do DX Leaders. A integração de soluções emergentes e disruptivas aos negócios faz parte da mudança, como destacou o vice-presidente da Meta, Claudio Carrara, que trouxe ao público um case interno para ilustrar. "Para resolvermos a nossa jornada do colaborador Meta, utilizamos soluções de seis startups HR Tech diferentes, o que nos permitiu integrar toda a experiência, de ponta a ponta, da atração e seleção de talentos à gestão do engajamento das pessoas."

Estudo completo

Os resultados finais da primeira edição do Estudo Nacional sobre Evolução da Inovação de Negócios e Digital serão apresentados no primeiro trimestre de 2023. A pesquisa apresentará dados de inteligência sobre o mercado brasileiro, permitindo o planejamento de novos caminhos para a competitividade e sustentabilidade dos negócios brasileiros. Participe da construção do mapa da transformação digital no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.