A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, emitiu comunicado nesta quarta-feira, 23, para esclarecer o motivo da interrupção nos serviços de e-mail, que afetaram alguns usuários dos smartphones da fabricante nas Américas. Segundo a nota, a entrega de mensagens sofreu atrasos ou interrupções no período. Os serviços de telefonia e SMS nos smartphones BlackBerry não foram afetados.
A empresa afirma que a causa do conflito está sendo investigada, mas diz que análises preliminares indicam que o incidente é resultante de uma falha em duas versões do BlackBerry Messenger (versões 5.0.0.55 e 5.0.0.56) lançadas recentemente, que causaram um inesperado conflito no banco de dados da infraestrutura BlackBerry. A RIM afirma também que já tomou as medidas necessárias para restabelecer o serviço.
Diante do ocorrido, a empresa disponibilizou uma nova versão do BlackBerry Messenger (versão 5.0.0.57) e recomenda a todos os que baixaram ou atualizaram o BlackBerry Messenger em ou após 14 de dezembro a fazer o upgrade para esta nova versão que resolve o conflito. No comunicado a RIM diz que "continua a monitorar seus sistemas para manter os níveis normais de serviço e se desculpa por qualquer inconveniente causado aos usuários".
- Conflito no banco de dados