Copel moderniza bancos de dados e reduz fechamento de billing pela metade

0

Em um cenário desafiador, em que investimentos em tecnologia podem se traduzir em vantagens financeiras significativas, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), referência nacional nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, optou por modernizar seu ambiente computacional dedicado aos bancos de dados Oracle. O objetivo era aprimorar a performance, segurança e eficiência operacional, alinhando a infraestrutura tecnológica à estratégia de negócios da empresa. Para alcançar esses resultados, a Copel firmou parceria com a Service IT, consultoria especializada em TI, cibersegurança e outsourcing, encarregando-a de conduzir a migração e a sustentação de seus bancos de dados Oracle.

A colaboração entre as empresas começou em novembro de 2022. Já em 2023, a Copel iniciou um estudo detalhado para atualizar seus bancos de dados, buscando alinhar a tecnologia às necessidades estratégicas e melhorar o desempenho do ambiente. Em fevereiro, a Service IT e a Copel formalizaram um contrato que incluiu serviços de nuvem privada (EXACC X10) e migração de bancos de dados. O maior desafio era o prazo: o projeto precisava ser concluído até 28 de junho, antes do fim do ciclo do equipamento anterior, que poderia acarretar prejuízos financeiros e estratégicos caso não fosse substituído a tempo.

"A implantação foi o segredo para o sucesso do projeto. Apesar do prazo curto, o conhecimento prévio que tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe garantiram uma migração eficiente, com mínima indisponibilidade dos serviços", explica Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.

"O projeto trouxe ganhos significativos para o negócio, como maior performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing, por exemplo, foi reduzido de quatro dias para apenas dois", destaca Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.

O contrato entre as empresas tem duração de quatro anos, e a Service IT segue responsável pela sustentação do ambiente desde a migração. "Durante o projeto, trabalhamos de forma muito próxima ao time da Copel, o que foi essencial para o sucesso da migração. Agora, continuamos acompanhando a jornada do cliente e assegurando a implementação de melhorias contínuas", acrescenta Thiago Uchoa.
"A entrega de um projeto dessa complexidade, dentro de um prazo tão desafiador, só foi possível graças ao engajamento das equipes técnica e de negócios, ao planejamento preciso e à comunicação ágil e eficaz", conclui Thulla Mattar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.