Em um cenário desafiador, em que investimentos em tecnologia podem se traduzir em vantagens financeiras significativas, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), referência nacional nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, optou por modernizar seu ambiente computacional dedicado aos bancos de dados Oracle. O objetivo era aprimorar a performance, segurança e eficiência operacional, alinhando a infraestrutura tecnológica à estratégia de negócios da empresa. Para alcançar esses resultados, a Copel firmou parceria com a Service IT, consultoria especializada em TI, cibersegurança e outsourcing, encarregando-a de conduzir a migração e a sustentação de seus bancos de dados Oracle.
A colaboração entre as empresas começou em novembro de 2022. Já em 2023, a Copel iniciou um estudo detalhado para atualizar seus bancos de dados, buscando alinhar a tecnologia às necessidades estratégicas e melhorar o desempenho do ambiente. Em fevereiro, a Service IT e a Copel formalizaram um contrato que incluiu serviços de nuvem privada (EXACC X10) e migração de bancos de dados. O maior desafio era o prazo: o projeto precisava ser concluído até 28 de junho, antes do fim do ciclo do equipamento anterior, que poderia acarretar prejuízos financeiros e estratégicos caso não fosse substituído a tempo.
"A implantação foi o segredo para o sucesso do projeto. Apesar do prazo curto, o conhecimento prévio que tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe garantiram uma migração eficiente, com mínima indisponibilidade dos serviços", explica Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
"O projeto trouxe ganhos significativos para o negócio, como maior performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing, por exemplo, foi reduzido de quatro dias para apenas dois", destaca Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.
O contrato entre as empresas tem duração de quatro anos, e a Service IT segue responsável pela sustentação do ambiente desde a migração. "Durante o projeto, trabalhamos de forma muito próxima ao time da Copel, o que foi essencial para o sucesso da migração. Agora, continuamos acompanhando a jornada do cliente e assegurando a implementação de melhorias contínuas", acrescenta Thiago Uchoa.
"A entrega de um projeto dessa complexidade, dentro de um prazo tão desafiador, só foi possível graças ao engajamento das equipes técnica e de negócios, ao planejamento preciso e à comunicação ágil e eficaz", conclui Thulla Mattar.