Um levantamento realizado pela pela equipe de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da NTT DATA, constatou que, em 2024, os ataques cibernéticos custarão às organizações e empresas cerca de 10 bilhões de euros. Em paralelo a esse dado, a Trend Micro confirmou o bloqueio de 76 bilhões de ameaças no primeiro semestre do ano, o Brasil concentrou 16,7% das tentativas de ataques registradas em junho e figurou no top 5 em abril.
Em meio as grandes ameaças cibernéticas, os atacantes tiveram sucesso diversas vezes no Brasil, foram inúmeros casos que se tornaram públicos durante o ano. SABESP, TOTVS, Sicoob, Marisa, foram algumas das grandes empresas listadas na B3 que de alguma forma tiveram seus sistemas afetados pelo cibercrime em 2024.
A sofisticação cada vez mais elevada e a exploração de novas tecnologias pelos criminosos podem ser justificativas para tantos incidentes. De acordo com Haider Pasha, CSO EMEA & LATAM da Palo Alto Networks, em 2022 levava cerca de 12 horas para construir um Ransomware, contudo, segundo as projeções, com o uso da IA e de automação, até 2026 os hackers levarão apenas 15 minutos para ter pronto um dos ataques que mais aterrorizam as empresas ao redor do mundo.
Evento debaterá o tema
A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação, debaterá questões como o aumento no volume de ataques, legislação, novos modelos de ataques, e desafios para uma cultura voltada para segurança. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP, e está com inscrições promocionais até 30 de dezembro. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.