A Axalto anunciou uma solução baseada no conceito OTP (sigla em inglês de on time password), que gera senhas instantâneas para aumentar a confiabilidade nos acessos e transações eletrônicas. Batizada de Protiva, a solução pode ser integrada a um token (no formato de um pequeno chaveiro), cartão inteligente ou celular e, segundo a empresa, abre caminho para a convergência com todo o leque de aplicações possíveis nos smart cards como certificação digital, crédito, débito e programas de fidelidade.
Segundo Fernando Souza, diretor do setor público e acesso da Axalto, a solução trará a segurança inviolável presente nos smart cards, o que fará com que as pessoas passem a confiar mais no meio eletrônico, que atualmente encontra-se vulnerável aos crimes de fraudes, como comprovam os dados divulgados pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).
Souza usa dados do Cert.br para mostrar que somente em 2005 as fraudes bancárias e financeiras pela internet aumentaram em 579%. ?Ao todo, foram 27,3 mil fraudes ocorridas (ou tentativas de fraudes) contra usuários de bancos ou cartões pela web. Vamos tornar a autenticação mais forte nas transações bancárias e no comércio eletrônico sem torná-la inconveniente para o usuário. Queremos acabar com o medo nas transações e compras pela internet?, completa.
Para os tokens, explica o executivo, a novidade está na conexão ao computador através de uma entrada USB. O usuário não terá mais que digitar sua senha e contará com um sistema que verifica se aquele realmente é o site de sua instituição bancária ou da loja virtual, por exemplo. ?O Protiva traz o conceito de autenticação segura com dois fatores, onde além de saber sua senha, o cliente terá que possuir um token, um cartão ou celular?, diz Souza.
Já para os mais esquecidos ou que consideram o token mais um acessório a ser carregado, o sistema implantado no celular ou no cartão é o modelo ideal de segurança. ?Assim, o usuário terá a opção de escolher o que lhe for mais conveniente conforme seu perfil?, lembra Souza. Outra vantagem destacada pelo executivo é a praticidade. ?No celular basta apenas três cliques para a senha ser gerada, e no cartão bancário com chip basta inseri-lo numa leitora que a senha é automaticamente gerada sem complicação.?