De olho no mercado de tecnologia para automação industrial, que movimentou cerca de RS$ 2,4 bilhões em 2005, a Furukawa lançou uma solução blindada de cabeamento estruturado para o tráfego de dados em ambientes com alta taxa de interferência eletromagnética (EMI) e rádio freqüência (RFI), voltada para chão de fábrica.
A solução é indicada para a proteção das redes locais (LAN) em ambientes industriais e comerciais, e composta de cabos categorias 6 e 5e e acessórios – conectores e patch panels.
?A solução apresenta a melhor relação custo/benefício do mercado e é apropriada para ambientes hostis, como os caracterizados pela indústria pesada?, diz Cristina Kuniyoshi, engenheira de produtos da linha Cabling da Furukawa.
Os cabos Ethernet Fast-Lan e Multi-Lan seguem a norma ANSI/TIA/EIA-568B. 2-1 e 568B-2, são resistentes à chama e indicados para sistemas horizontais que exijam robustez, confiabilidade e proteção extra, evitando a degeneração da relação sinal/ruído.
?Em sua construção, o núcleo de quatro pares dos cabos FTP é protegido por fita metalizada (poliéster e alumínio) aumentando a proteção das redes internas. Quando uma malha de fio de cobre estanhado é aplicada, transforma o cabo de FTP em SFTP, eliminando totalmente os ruídos?, explica.
Segundo Cristina, para uso em redes externas aéreas e em dutos sujeitos a alagamentos é aplicada uma fita de bloqueio da água. Esses cabos, tipo indoor/outdoor, são também resistente à luz solar e às temperaturas que variam de 40 a + 75 graus Celsius.