Adobe vai liberar códigos-fonte das tecnologias de acesso remoto e mensagens

0

A Adobe anunciou que planeja divulgar os códigos-fonte de suas tecnologias de acesso remoto e mensagens dentro de um novo produto open source chamado BlazeDS. Com isso, os desenvolvedores vão poder fazer conexão a dados distribuídos, assim como distribuir dados em tempo real para aplicações Adobe Flex e Adobe AIR, e criar aplicações de internet baseadas no conceito de RIA (rich internet application).

Anteriormente disponíveis apenas como parte do Adobe LiveCycle Data Services ES, as tecnologias incluídas no BlazeDS, juntamente com a especificação de protocolo Action Message Format (AMF), será distribuída sob a licença LGPL (sigla em inglês de Licença Pública Geral Inferior) e estão disponíveis como versões beta públicas no Adobe Labs.

Para suporte adicional, a Adobe irá oferecer o Adobe LiveCycle Data Services, Community Edition, uma oferta de subscrição que inclui versões certificadas do BlazeDS, acesso ao suporte e benefícios extras, como garantia de produto e indenização por infração, bem como suporte adicional para o desenvolvedor. A versão comercial do produto, segundo a empresa, inclui recursos para construção de aplicações avançadas de relacionamento com o cliente, que requerem escalabilidade maciça para mensagens, sincronização de dados cliente-servidor, detecção/resolução de conflitos, serviço de gerenciamento de dados offline para aplicações Adobe AIR e geração de RIA para PDF.

De forma similar ao Adobe Flex de código aberto, anunciado em abril, o código-fonte, versões e licença do BlazeDS serão hospedados pela Adobe, juntamente com um processo de planejamento aberto que inclui a publicação de especificações para exame e comentários por parte da comunidade.

O Blaze DS e a especificação de protocolo de dados binários AMF são aceitos pelo Adobe Flash Player, instalado em mais de 98% dos micros conectados à internet, e estão disponíveis imediatamente como betas públicos em labs.adobe.com.

A Adobe oferecerá subscrições anuais para o Adobe LiveCycle Data Services, Community Edition, que inclui acesso para versões confiáveis e certificadas, correções, garantias, suporte empresarial e benefícios extras, como garantia de produto e indenização por infração. O preço das subscrições será anunciado na data do lançamento do BlazeDS sob LGPL v3, previsto para este trimestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.