A fabricante finlandesa de celulares Nokia anunciou nesta quinta-feira (24/1) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2007 com um aumento de 44% do lucro líquido, que totalizou US$ 2,6 bilhões. A empresa divulgou também que sua meta de longo prazo de chegar a 40% de participação no mercado de celulares foi alcançada no período.
Segundo o informe de resultados, as vendas líquidas cresceram, entre outubro e dezembro de 2007, 34%, para 15,7 bilhões de euros (equivalente a US$ 22,9 bilhões). Ao todo, a empresa informa que vendeu mais de 133 milhões de telefones celulares ? um crescimento de 27% na comparação com o mesmo período de 2006.
Os analistas de mercado dizem que grande parte do desempenho alcançado pela fabricante pode ser atribuída ao crescimento das vendas na Índia e na China, mercados onde continua a dominar e nos quais milhões de novos usuários de celulares são adicionados a cada mês pela China Mobile, a maior operadora mundial de telefonia móvel.
?O excelente trimestre da Nokia contribuiu para que o ano fechasse com grande crescimento e aumento da rentabilidade?, ressaltou o CEO da empesa, Olli-Pekka Kallasvuo.