A receita do Twitter com publicidade deve totalizar US$ 150 milhões neste ano e saltar para US$ 250 milhões em 2012, de acordo com estudo da eMarketer. No ano passado, segundo a consultoria, a cifra obtida pela rede de microblogs com publicidade foi de US$ 45 milhões, o que representa um crescimento de 456% entre 2010 e 2012.
Da receita esperada para este ano, 93%, ou US$ 140 milhões, devem vir do mercado americano, enquanto os US$ 10 milhões restanteas serão provenientes dos demais países em que o Twitter atua. No ano que vem, a proporção deve se manter praticamente a mesma, com 90%, ou US$ 225 milhões, dos gastos com publicidade feitos por empresas dos EUA, e US$ 25 milhões com despesas provenientes dos países em que a empresa opera.
Na análise da eMarketer, o crescimento da receita com publicidade é reflexo direto da estratégia de monetização anunciada pelo Twitter em meados do ano passado. No entanto, conforme a analista da consultoria, Debra Aho Williamson, a rede de microblogs deve redobrar os esforços neste ano para manter os primeiros anunciantes e atrair novos. Segundo ela, a companhia deve usar sua enorme base de usuários para se tornar a segnda rede social da internet, atrás somente do Facebook.
- Microblog