As organizações deparam-se, hoje, com um desafio constante: responder de maneira inteligente às oportunidades e ameaças geradas pelo volume e pela velocidade, cada vez maiores, do mercado, evidenciados pelo aumento dos ciclos de informações de negócios. Estes ciclos ocorrem em tempo real, dentro e fora das empresas. Por sua vez, acompanhar este movimento torna-se complexo e exige rapidez e perfeição por parte dos executivos, o que só é possível com o apoio de tecnologias de ponta.
Analisar, combinar e correlacionar os diversos eventos relevantes pode se tornar crítico, especialmente se considerarmos que as áreas de negócios precisam, além de visualizar os eventos individualmente, correlacioná-los com o objetivo de enxergar todo o cenário, tomando, rapidamente, as decisões corretas e eficientes.
Para conseguir essa agilidade, as empresas estão recorrendo à ajuda da tecnologia, pois sem ela é praticamente impossível controlar eventos de negócio que aconteçam simultaneamente e sejam gerenciados por diversos aplicativos.
Neste cenário, a tecnologia de processamento de eventos complexos, também conhecida pela sigla CEP (do inglês Complex Event Processing), surge de forma única, por combinar eventos e analisá-los de acordo com regras pré-estabelecidas pelo próprio profissional de decisão. Assim, é possível distinguir alertas comuns daqueles que realmente podem ter algum impacto significativo para as empresas. A solução permite que as companhias tenham uma atitude proativa e não reativa.
Podemos citar alguns exemplos de como uma combinação dinâmica de eventos individuais possibilita a análise de cenários para reter e fidelizar clientes. Se considerarmos um caso de fraude em cartão de crédito, podemos perceber a eficácia da utilização da tecnologia. Supondo que uma pessoa tenha um gasto médio mensal fixo em seu cartão de crédito, a tecnologia pode emitir instantaneamente alertas que identifiquem gastos que excedam o valor mensal ou que saiam do perfil de hábito de consumo do cliente em questão. Assim, as informações sobre este indivíduo, como os seus gastos mensais, tipo de compra (à vista ou a prazo) e localidades mais utilizadas para compras, podem ser obtidas simultaneamente e em tempo real, gerando alertas para situações fora do normal, de forma ágil, inteligente e, principalmente, dinâmica.
Outro exemplo interessante de uso poderia ser em centrais de atendimento a clientes, que hoje enfrentam dificuldades para conhecer os seus milhares de clientes. No caso de uma empresa de telefonia, o atendente pode receber alertas sobre o cliente que está na chamada naquele momento, o diferenciando dos demais com base em seu perfil, no seu histórico e em seus gastos mensais. Assim, tem como efetuar um melhor atendimento, retendo os clientes especiais, alertando sobre atrasos em contas, fornecendo promoções para quem as deseja e até mesmo oferecendo novos serviços.
Outra característica deste tipo de solução é que ela sai do escopo de outros sistemas que apenas registram dados para uma nova oferta, já que é capaz de combinar eventos gerenciados por diversas aplicações e gerar um cenário global. Dessa forma, os alertas são mais assertivos e podem ser usados para questões que realmente trarão ganhos para as empresas, tanto de receita quanto de imagem, por oferecer um bom atendimento aos clientes. Valem também para empresas que precisam gerenciar milhares de variáveis críticas, como companhias de petróleo, marítimas e aéreas, por possuírem grande flexibilidade de análise de eventos.
Tomadas rápidas e corretas de decisão – O grande brilho deste tipo de tecnologia é que ela capacita as organizações a detectarem os eventos tão logo eles ocorram, sem que precisem perder horas, semanas ou mesmo meses para encontrá-los e analisá-los. Assim, os líderes das áreas de negócios conseguem ter acesso às informações em tempo real para a correta tomada de decisões, sem que, para isso, seja necessário recorrer à área de tecnologia para obter os dados, como tradicionalmente acontece.
Nos últimos anos, a quantidade de informações, bem como o acesso a elas, tem crescido exponencialmente. Este aumento tem sido, em grande parte, impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e, principalmente, pelo uso da Internet.
Para detectar novas oportunidades de negócios e se prevenir diante de ameaças, as empresas precisam contar com soluções que proporcionem flexibilidade para determinar quais eventos serão monitorados, como serão analisados e como as respostas devem ser ativadas. Todos estes recursos devem minimizar o impacto sobre os sistemas e processos existentes. Por conta disso, as organizações precisam de soluções que tenham esta capacidade de criar e alterar regras para a detecção de eventos que façam sentido para os negócios e que possam ser implementadas rapidamente para atender às mudanças das empresas.
Estar preparado para correlacionar, compreender e analisar o alto volume de eventos gerado a cada minuto pode ser o segredo para as empresas que desejam atender aos pedidos de seus clientes de maneira rápida, prática e segura. Com o uso da tecnologia de processamento de eventos complexos, as companhias podem estar à frente da concorrência e prontas para tomar as melhores decisões em tempo real.
* Delmar Assis é gerente de produto da Informatica Corporation
- Delmar Assis da Informatica Corporation