A fabricante taiwanesa de computadores pessoais Acer deve fechar o balanço de 2012 com prejuízo por conta da depreciação de US$ 120 milhões no valor das marcas de sua propriedade, como Gateway, Packard Bell, eMachines e E-Tem, de acordo com uma pessoa próxima ao assunto ouvida pelo The Wall Street Journal. A companhia luta para retomar seus negócios em um mercado cada vez mais competitivo, mas tudo indica que registrará o segundo prejuízo anual consecutivo.
A fonte, contudo, declarou ao jornal americano que a depreciação dessas marcas não afetará os negócios operacionais, corroborada por analistas que dizem que a desvalorização foi menor do que a esperada.
"Se a Gateway e a Packard Bell não estão indo bem após a mudança de marca, ou se a Acer não consegue manter ou recuperar a sua participação de mercado em nível mundial, é possível que a companhia tenha mais depreciações de suas marcas no futuro", apontou a analista da Daiwa Securities, Christine Wang. "A Acer deve lançar novos produtos-chave em torno de maio ou junho, deixando o cenário mais claro", complentou.
De acordo com a IDC, a participação da Acer no mercado mundial de PCs caiu de 10,2% em 2011 para 9,5% no ano passado. Por conta das dificuldades enfrentadas nesse segmento, a companhia está tentando dar a volta por cima oferecendo maior variedade de dispositivos móveis, enquanto reestrutura sua estratégia de marketing.
Ainda segundo o jornal americano, a Acer disse que abandonará a marca eMachines, subsidiária da Gateway, que gerou menos de 1% da receita total da companhia no ano passado, de acordo com estimativas de analistas. Contudo, ela informou que continuará a produzir equipamentos da Gateway e Packard Bell.