O CEO da Cisco, John Chambers, se reuniu nesta sexta-feira, 24, com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para discutir os planos da fabricante de equipamentos de rede para expandir sua presença no país, para os quais será investido US$ 1,35 bilhão ao longo deste ano.
A estratégia da companhia para tal inclui a expansão na produção de produtos de tecnologia avançada no México através de fabricantes de contrato de classe mundial e exportação de produtos de alta qualidade para mais de 90 países, além do investimento no recém-anunciado Centro de Suporte Cisco (CSC) na Cidade do México, que irá apoiar as operações locais e regionais, oferecendo aos clientes serviço em língua espanhola.
A companhia pretende ainda ampliar seu programa de e-learning (ensino à distância) Cisco Networking Academy para ajudar o México a aumentar o número de profissionais altamente qualificados, apoiando o crescente setor de tecnologia do México. São mais de 50 mil alunos matriculados em 300 academias de todo o país.
Atuando no México desde 1993, a Cisco possui atualmente no país mais de 600 funcionários nas áreas de vendas, serviços e suporte em escritórios na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, e na Ciudad Juarez, focada em operações de manufatura. Desde o início, o México tem sido um parceiro estratégico para a Cisco ao oferecer uma localização geográfica estratégica, bem como experiência e talento que apoiar os planos de crescimento da empresa no país.