A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para a primeira missão de 2023 do CreativeSP – Programa de Internacionalização da Economia Criativa, que busca impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o Estado. O destino será o SXSW, o maior evento de economia criativa do mundo, focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação, que acontece de 10 a 19 de março, em Austin, nos Estados Unidos.
Os interessados podem se inscrever no site da InvestSP até 10 de fevereiro. O programa é fruto de parceria entre a InvestSP – a agência de promoção de investimentos do estado, e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A ação tem um investimento para o 1º semestre deste ano de R$ 1,385 milhões do Governo do Estado de São Paulo.
O CreativeSP vai selecionar até 10 empresas paulistas, que terão um reembolso máximo de US$ 3 mil, em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem. Os participantes também poderão ter acesso a ações de capacitação, consultoria, assessoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos.
Em 2022, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais focados em: entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design. Entre eles, o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, na França, e a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. O resultado deve ser, no período de até um ano, a geração de quase R$ 360 milhões em negócios e de até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista.
Como participar
Para 2023, além do SXSW, já estão confirmadas mais duas missões: GDC – Game Developers Conference, nos Estados Unidos, e Festival de Cinema de Cannes, na França. Em todos os casos, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.