A Amarante, administradora do Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, no litoral de Alagoas, está investindo quase R$ 1 milhão para trocar um ERP de quase 20 anos pelo SAP Business One.
O projeto de migração do ERP vai atingir as principais áreas do back office, incluindo financeiro, contabilidade, fiscal, ativo fixo, contratos/jurídico, suprimentos e almoxarifado, e será implantado em todas os empreendimentos do grupo ao longo de dois anos de projeto.
Segundo o planejamento, a implantação deve começar pelo Corporativo e pelo novo resort da Amarante, em construção na Praia do Patacho, também em Alagoas. Em seguida, entram no projeto o Salinas Maceió, Salinas Maragogi e Japaratinga Lounge Resort.
"A Amarante vem crescendo e seguindo o plano de expansão, e para isso é preciso ter um sistema que atenda às principais necessidades da empresa. Fluxos e processos atualizados, sistema em nuvem, capacidade de expandir para novos negócios de forma ágil e facilidade de uso. Além disso, o SAP B1 deve atender a todos os requisitos de segurança da informação e estar de acordo com as normas de Compliance. Tudo para garantir a integridade dos dados dos clientes", destaca o Diretor de Tecnologia da Amarante, Bruno Aguiar.
O SAP Business One permite realizar integrações seguras via API com outros sistemas, dando mais poder e facilidade para interagir com diversas ferramentas utilizadas pela Amarante, de forma robusta e bem documentada.
"O sistema é constantemente atualizado e possui um roadmap de novas funcionalidades definidas até dois anos para frente. É 100% cloud, podendo ser acessado de qualquer lugar, o que reduz os custos de infraestrutura. Também possui os principais fluxos e processos que necessitamos para evoluir e crescer, tendo um poder de customização para se adequar quando necessário", completa Bruno.
A implantação do novo ERP será feita pela Manyminds, da SAP Gold Partner, com atuações no Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Peru, México e Portugal. O incício da operação início está marcado para o final de 2025, quando serão realizadas as primeiras viradas do sistema (o go-live) das empresas do Corporativo e do novo resort da Amarante. "No fim de 2026, haverá a conclusão do projeto com o go-live dos três resorts: Salinas Maceió, Salinas Maragogi e Japaratinga Lounge Resort", conclui o Diretor de Tecnologia.
SAP B1
O sistema vem crescendo no mercado brasileiro e outros hotéis já o possuem implantado. Entre os clientes mais expressivos, Clara Resorts, Fasano Nova York, Grupo Átrio, com cerca de 85 hotéis, Hotel Porto Sol, Unique Hotel e Z House. O volume de empresas em uso da plataforma ultrapassa 7.500 clientes no Brasil, através de diversos setores.