O autêntico liquidificador de critérios estatísticos usados pelos institutos de pesquisa de mercado para medir o desempenho dos fornecedores de telefonia IP tem dado margem a inúmeras dúvidas e distorções, como mostra dois relatórios recentes divulgados pelo Synergy Research Group.
Em notas distintas, distribuídas à imprensa pela Avaya e a Cisco Systems, o instituto de pesquisas aponta as duas empresas como líderes globais no mercado de telefonia IP corporativo no quarto trimestre e no ano de 2005.
A diferença, ao que tudo indica, é apenas de nomenclatura. Enquanto no relatório ?Enterprise VoIP Equipment?, o instituto aponta a Avaya na liderança do mercado global em quantidade de linhas de telefonia IP implementadas, com 21% em todo o ano, e em receita no quarto trimestre, com 23.1%, no relatório ?Enterprise Voice Market Shares? qualifica a Cisco como líder em receita no mercado de voz em todo o mundo, incluindo em protocolo IP em sistemas tradicionais baseados em circuitos, não apenas no quarto trimestre mas em todo o ano de 2005.
Segundo o relatório, os produtos de comunicações IP da Cisco venderam mais do que as soluções de voz tradicionais e híbridas de cada um dos concorrentes. O período é apontado como o primeiro completo no qual a companhia vendeu mais soluções baseadas em IP em comparação às soluções combinadas de IP, híbridas e TDM baseadas em PBX de qualquer outro fabricante.
As declarações do presidente e CEO do Synergy Research Group, Jeremy Duke, também contribuem para confundir de quem é, de fato, a liderança desse mercado. "A Avaya completou um forte ano de liderança, em um mercado corporativo e competitivo de telefonia IP", disse. "Devido à magnitude da oportunidade de telefonia, um grande número de concorrentes continua competindo agressivamente pelos clientes corporativos. À medida que o mercado de telefonia continua aquecido, a Avaya se encontra em uma posição estratégica, com uma base ampla e fiel de clientes de telefonia, que são os principais candidatos para a migração IP."
Para a nota divulgada pela Cisco, Duke declara: ?Os embarques mundiais da Cisco vêm crescendo a taxas anuais superiores a 40%?. ?A Cisco continua a crescer de forma sustentada e consistente no negócio de voz empresarial, graças à sua visão de futuro e seus investimentos contínuos em telefonia IP. Como as soluções empresariais de telefonia continuam sua transição para o IP, a Cisco se encontra em uma posição única, tanto no coração das redes de voz como de dados?, completa.