Linux Institute atinge a marca de 100 mil exames aplicados

0

O Linux Professional Institute (LPI), órgão internacional de certificação de profissionais em Linux, divulgou nesta sexta-feira (24/2) que em 2005 atingiu a marca de mais de 100 mil exames de certificações aplicados em todo o mundo. Para acompanhar este crescimento, o LPI agora está promovendo uma reestruturação em algumas de suas unidades mundiais. No Brasil, o empresário Rodolfo Gobbi, atual presidente da 4Linux, assume a presidência do instituto.

Gobbi chega com a missão de ampliar a atuação do LPI no país, além de disseminar a importância das certificações em Linux para prover um número cada vez maior de profissionais certificados em software livre. O executivo pretende aumentar a participação do Linux no mercado corporativo. Já José Carlos Gouveia assume a diretoria regional para a América Latina com a missão de difundir o Linux na região, e o LPI mundial conta agora com Jim Lacey como novo presidente e CEO.

No Brasil, até o fim do ano passado, foram aplicados 3.131 exames, dos quais 574 profissionais foram certificados no nível 1 e 91 no nível 2. A certificação em Linux tem validade no mundo todo, já que a prova é a mesma aplicada em todos os países. ?O número de profissionais certificados no Brasil está muito abaixo da demanda por profissionais que conhecem o programa de código aberto. O LPI Brasil tem um espaço enorme para crescer e os profissionais que se certificarem, uma grande oportunidade de conquistarem novos empregos?, afirma Gobbi. A marca de 100 mil exames de certificação, segundo ele, mostra a crescente importância e relevância do Linux nas corporações e no governo.

Empresas como IBM, Novell, HP, SGI e NEC contam com os serviços do LPI na busca por profissionais certificados. "A IBM patrocina e apóia o LPI e o treinamento em Linux de diversas maneiras, entre elas na oferta de um conjunto de tutoriais e exercícios que auxiliam os profissionais IBM, bem como de seus parceiros de negócios, a aprender os fundamentos do sistema e, também, a se preparar para os exames de certificação LPI?, explica Haroldo Hoffmann, diretor de Linux da IBM Brasil.

O LPI oferece um programa padronizado, multinacional, para certificar níveis de especialização profissional em Linux. Os exames são criados utilizando processos reconhecidos de psicometria e desenvolvimento de testes, de modo a assegurar a alta qualidade dos exames com impacto direto nas habilidades e conhecimentos que são testados.

As provas do LPI não são baseadas em nenhuma distribuição Linux e são focadas em aspectos comuns do sistema, independentemente da distribuição. O programa de certificação do LPI está disponível no mundo inteiro em sete idiomas. Certificações de nível 1 (LPIC-1) e nível 2 ( LPIC-2) são obtidas por intermédio da aprovação em dois exames diferentes para cada nível. Provas 101 e 102 para o LPIC-1 e provas 201 e 202 para o LPIC-2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.