Os DataCenters estão demandando cada vez mais investimentos não só em hardware mas, também na gestão das operações. A necessidade periódica de evolução tecnológica deixa muitas empresas em dúvida sobre como planejar as arquiteturas de seus futuros DataCenters.
Uma equação que, segundo a Frost & Sullivan, pode ter impacto minimizado com a terceirização dos serviços de DataCenter. "Temos visto que grande parte dos orçamentos de TI das empresas estão dedicados à manutenção da infraestrutura. Este ambiente está cada vez mais complexo e, por isso, quando se realiza o Outsourcing, transfere-se parte da complexidade para uma empresa especializada, deixando a equipe de TI livre para promover inovações", avalia Maurício Chede, analista da Frost & Sullivan.
Com a terceirização, ele indica que a equipe de TI se libera dos "incêndios" do dia a dia e consegue se dedicar à inovação. "Consegue mudar o foco de TI para que fique cada vez mais alinhada aos negócios", diz o analista.
Operação
A F&S indica que as organizações que optam por DataCenters terceirizados ganham em autonomia, economia de escala, flexibilidade e, ao final, obtêm uma redução de custos que inclui, além dos gastos com mão de obra, consumo de energia e conectividade.
No caso do mercado brasileiro, a questão dos gastos com infraestrutura é ainda mais impactante. Considerando os custos de investimento de capital Operação) – incluindo espaço físico, equipamentos de energia e refrigeração, Infraestrutura de TI e Telecom –, o Brasil tem o maior custo da América Latina, chegando a ser até 27% mais caro que outros países da região, segundo a Frost & Sullivan.
Olhando as despesas operacionais (Opex), destinadas para manter um DataCenter – incluindo custos de energia, contratos de Telecom e mão de obra, tanto de profissionais de TI quanto equipe de manutenção –, a diferença de custo é ainda maior podendo ser até 46% mais caro no Brasil se comparado com Argentina, por exemplo.
"Esta parte de redução de custos é importante, principalmente neste momento econômico, porque a contratação de um provedor de DataCenter transfere Capex para Opex. O impacto da alta do dólar também é importante porque os equipamentos, geralmente importados, são impactados por essa variação cambial. Por esse motivo, a construção ou expansão de DataCenter interno pode ficar menos atrativa para as empresas", alerta o analista da Frost&Sullivan. Segundo ele, a terceirização gera também ganhos intangíveis, porque a empresa consegue liberar a equipe de TI para ser uma parte importante do negócio e não somente para cuidar dos problemas de infraestrutura e disponibilidade, por exemplo.
Além da flutuação do dólar, o mercado brasileiro convive com o risco de uma crise hídrica que já impactou os custos da energia elétrica, o maior custo dos DataCenters. Para Chede, o risco de apagão somado ao aumento do custo de energia elétrica pode impulsionar mais empresas a buscarem os serviços de DataCenters terceirizados no Brasil. "Os provedores de DataCenter mantêm sempre essa questão de energia em pauta, por isso estão mais bem preparados para lidar com esse problema", reforça o analista da Frost & Sullivan, ao comparar que o DataCenter interno talvez não tenha os mesmos recursos.
Vencedora do Prêmio Frost & Sullivan, na categoria "The Data Center Services Market Provided by Telecommunications Companies", a Embratel está trabalhando para atingir a liderança no mercado de serviços de Data Center no Brasil, a exemplo de outros segmentos em que é líder absoluta. "O prêmio da Frost & Sullivan reforça a consistência do trabalho que foi feito até aqui e que estamos no caminho certo, para nos tornar, em breve, uma das maiores empresas de TI do Brasil", comemora Mario Rachid, Diretor Executivo da Embratel.
Nesta área a empresa destaca a oferta de Hosting (integração de infraestrutura e ITO – Outsourcing de serviços de TI). "Este modelo de serviço vem evoluindo e estamos investindo para ofertar ao mercado soluções combinadas com Mobilidade", diz Rachid.
A Embratel também investe nas ofertas de Segurança, Cloud e Big Data. As soluções de Outsourcing de TI da Embratel incluem infraestrutura básica, serviços gerenciados, Help Desk, Service Desk, Segurança, bem como serviços de integração sistemas, suporte e manutenção.
O DataCenter Lapa, localizado em São Paulo, possui certificação Tier lll com infraestrutura duplamente reconhecida, o que atesta a segurança do ambiente de TI com alta disponibilidade e adequada para hospedagem de ambientes críticos. A operação da Embratel está em expansão contínua. A empresa lançará em breve novo Data Center Tier III, com mais de 2.000 m2, no Rio de Janeiro para ampliar suas ofertas.
"O novo centro da Embratel permitirá a ampliação de nosso portfólio de serviços, sempre com qualidade e diferenciação", diz Rachid. Essa estrutura também terá o suporte do Security Network Operations Center (SNOC), centro de excelência global para monitoramento contínuo de sistemas (24 horas por dia, todos os dias do ano). Com ele, os clientes têm a segurança de ter dados armazenados em DataCenter seguro, sempre com acompanhamento técnico especializado.
Segundo Rachid, toda essa tecnologia e excelência de atendimento faz toda essa tecnologia e excelência de atendimento fazem com que a operadora se diferencie dos demais provedores de serviços de DataCenter. "Nossa oferta se destaca porque oferecemos serviços que englobam telecomunicações, mobilidade e TI de maneira integrada, com qualidade Embratel", diz.
Orientados a clientes corporativos e às operações públicas (Governo), os serviços de DataCenter da Embratel permitem aos clientes hospedar sistemas e aplicações críticas em uma infraestrutura de alta disponibilidade e segurança, garantindo o acesso às informações sempre que necessário. A oferta permite ao cliente terceirizar toda a sua infraestrutura de TI e contar com serviços para ajudá-lo neste desafio: Data Center Virtual, Core Infraestructure, Network Suite, Experience Monitoring, Backup e Storage Protect, Security Services, Managed Services e Disaster Recovery.
O DataCenter Virtual é uma linha de serviços capaz de unir a flexibilidade das soluções hospedadas em Cloud com a robustez do Hosting gerenciado. Esse portfólio oferece total liberdade para o ambiente de TI das empresas além de alta escalabilidade.
Já o Core Infraestructure reúne produtos elaborados para atender às necessidades de uma implementação em DataCenter. Fornecem todos os elementos necessários para hospedar o ambiente de TI do cliente em um Centro de Dados.
O Network Suite são soluções de conectividade e alta disponibilidade de rede. Proporciona crescimento escalável, conforme a necessidade dos negócios. Já o Experience Monitoring são soluções de monitoramento com total integração em diferentes ambientes. Correlacionam dados e permitem monitoramento e visualização de indicadores de desempenho.
O Back-up e Storage Protect oferece soluções de armazenamento centralizadas e gerenciadas garantem maior benefício no ciclo de vida da informação. Com a adoção dede políticas de proteção (backup), dados críticos ficam seguros e disponíveis a qualquer momento.
O Security Services apresenta soluções flexíveis e aderentes às normas de segurança internacional. É uma linha de serviços que agrega melhorias contínuas, gerencia o risco e antecipa possíveis impactos nos negócios dos clientes.
O Managed Services faz a gestão completa de cada componente do ambiente de TI das empresas. E com o DisasterRecovery, por meio de tecnologia de replicação e de uma rede com menor latência, a Embratel entrega soluções focadas nas necessidades de cada negócio.
"Com a Embratel, os clientes soluções completas desde a infraestrutura até todo o suporte necessário em seus sistemas e aplicações", diz o Diretor Executivo da Embratel.