Pelo menos 80% das organizações mundiais cometem falhas quando buscam catalogar informações detalhadas a respeito de seus consumidores, de acordo com estudo sobre como as organizações direcionam seus processos e investimentos em TI, realizado pela Accenture, consultoria global de gestão e outsourcing, junto a 700 CIOs em 22 países.
Quando se trata da troca de dados no ambiente interno das organizações, por exemplo, 84% dos consultados não conseguem tornar sua base acessível aos funcionários ou responsáveis pela tomada de decisões dentro das empresas, indica o relatório da Accenture.
?Existe um abismo entre o que o consumidor deseja e o que a empresa espera em termos de indicadores econômicos?, afirma Ricardo Chisman, responsável pela área de tecnologia da Accenture. ?As empresas devem se esforçar para diminuir esta distância e balancear expectativas?, continua o executivo.
Segundo ele, as empresas promovem mudanças e melhorias superficiais, ao invés de modificações que realmente atendam a crescente demanda de seus clientes.
A Accenture verificou que as gerências de TI gastam 40% do seu tempo na aplicação e manutenção de sistemas já existentes, por conta de aplicativos ultrapassados que permanecerem em uso nas companhias. Em média, 60% de todos os sistemas das empresas pesquisadas estão desatualizados.
?Isto afeta diretamente a atuação das empresas, já que as que apresentam alta performance se desfizeram de tecnologias antigas e apresentaram novos portfólios de aplicativos? diz Chisman.
A pesquisa mostrou também que todo o contato com consumidores (22%) fornecedores (19%) e funcionários (33%) é feito via on line e processados automaticamente. Somente 35% da empresas estão comprometidas com aplicações móveis para a maior parte de seus negócios.
Além disso, mais de 25% das interfaces de aplicativos conduzidas por empresas de alta performance são voltadas para o consumidor e 15% em empresas de baixa e média performance.