A Motorola fechou um contrato de R$ 18,5 milhões com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo. A empresa venceu licitação e será responsável pelo desenvolvimento da Central de Telecomunicações da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que será criada pela Prefeitura Municipal de São Paulo.
O projeto vai unificar a comunicação entre todas as unidades da GCM e da Polícia Militar, por meio da tecnologia de banda larga sem fio via rádio. O novo sistema de tráfego de voz e dados terá 2 mil terminais de rádio, central de monitoramento com 234 câmeras e serviço telefônico pelo número 153, com possibilidade de 26 atendimentos simultâneos.
A meta da parceria é centralizar as comunicações das duas polícias por meio da plataforma da Motorola, que já é utilizada no sistema de videomonitoramento em diversos pontos da capital desde 2008. Além disso, pelo serviço 153, a população terá um canal aperfeiçoado para os serviços de responsabilidade da GCM.
De acordo com Edsom Ortega, secretário da Secretaria de Segurança Urbana, o serviço deverá recepcionar também as chamadas direcionadas para o atendimento de assistência social, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até algumas ações do Serviço Funerário. "O número 153 tem, a exemplo do 190, o propósito de receber as denúncias e demandas de atribuição da Guarda Civil, como vandalismo, problemas nos parques, escolas, comércio ambulante, entre outros", explica Ortega.
Segundo Eduardo Stéfano, vice-presidente de soluções para governo & empresas da Motorola Brasil, o sistema de telecomunicações vai proporcionar novas ferramentas de trabalho com alta tecnologia e o serviço deverá começar a operar em maio.
A GCM será a primeira guarda do Brasil a ter esse tipo de tecnologia para segurança. O sistema é inspirado no padrão norte-americano de comunicação policial. O convênio também prevê o compartilhamento dos locais para instalação das antenas de rádio, a integração entre as centrais de telecomunicações da PM e da GCM, o uso conjunto de programas internos da PM e o compartilhamento das imagens captadas pelo videomonitoramento de ambas as centrais.
- Central de telecomunicações