Em um cenário onde o sistema operacional está deixando de ser um diferencial para os fabricantes de smartphones, a melhor maneira de se destacar pode estar na oferta de conteúdo. A HTC percebeu isso e está desenvolvendo aos poucos uma estratégia para seguir o mesmo caminho da Apple, ou seja, o de montar uma atuação verticalizada, controlando os terminais e o conteúdo para eles oferecido, analisa o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com).
Vários movimentos recentes da HTC indicam a construção dessa estratégia. O primeiro foi a própria criação do Sense, sistema de interface com o usuário da HTC que serviu para ela se diferenciar dos demais fabricantes. No ano passado, a empresa começou a contratar editores de conteúdo e, em fevereiro, adquiriu a Saffron Digital, uma companhia especializada em vídeo para celulares. Recentemente, instituiu o cargo de diretor de conteúdo, contratando para o posto o fundador da Saffron, Shashi Fernando.
É esperado que a HTC lance este ano finalmente a sua app store. Na análise de Rethink, o modelo a ser seguido será o da Apple, mas a HTC também se inspirará nas iniciativas da Amazon, com sua loja Android, e da Samsung, com sua oferta de vídeos digitais.
- Handsets