A integradora VERT inaugura na quarta-feira, 30, em Brasília, o seu primeiro data center em nuvem voltado ao mercado corporativo. Estruturado em uma fazenda com extensão para cerca de 30 contêineres e um milhão de máquinas virtuais, o novo centro tecnológico consumiu investimentos da ordem de R$ 18 milhões ainda na fase de implantação, e planeja um ciclo de novos investimentos de R$ 15 milhões, ao ano, arquitetado pela integradora até 2021.
"O novo data center possui infraestrutura mais densa, modular e com uma capacidade de atender as constantes necessidades de atualização das empresas. Este empreendimento prepara a VERT para uma realidade que cada vez é mais digital, ajudando a minimizar custos, enquanto maximiza a eficiência em TI", afirma Sérgio Marques, presidente da empresa.
Segundo ele, o data center é de uma magnitude inédita e foi pensado para permitir que as empresas possam expandir e acompanhar o avanço da tecnologia de uma forma mais inteligente, e com maior controle dos investimentos. "Estamos apostando na tendência de data centers como serviço, pois é uma prática que vem se tornando cada vez mais procurada pelo mercado", acrescenta Marques.
Ainda em 2016, a VERT espera que o volume de demandas alcance o patamar de 10 milhões. Com isso, serão gerados aproximadamente mais 60 empregos diretos.
A escolha do Setor de Oficinas (SOF) Norte, segundo a empresa, deu-se por conta da localização – por estar instalado em área da cidade digital. Espera-se um progresso maior nos serviços de infraestrutura de TI e comunicação, aplicativo de negócios e especializados (outsourcing, nuvem computacional, proteção de dados, entre outros), após as atividades do "VERT Data Center" se tornarem plenas.