A Accenture inaugurou nesta quinta-feira, 23, no Rio de Janeiro, o Analytics Innovation Center, centro de desenvolvimento e experimentação que funcionará como um hub de inovação, conectando-se aos demais talentos e recursos da consultoria no Brasil e no mundo. O centro se junta à rede global de centros de inovação em Analytics da empresa – que abrange também as cidades de Barcelona, Dublin, Athenas, Madrid e Cingapura.
O novo Analytics Innovation Center sincroniza, em um só espaço, mais de 200 profissionais. São cientistas, engenheiros e arquitetos de dados que promovem, de maneira integrada, o trabalho com clientes, Academia, startups e parceiros. No local estarão disponíveis conteúdos relevantes, demonstrações e workshops, além de um ambiente desenhado para fomentar a inovação.
O centro desenvolve a inovação baseada na análise e utilização estratégica das informações, com atuação em Marketing, Supply Chain, Produção, Finanças e Gestão de Riscos, em todas as indústrias. Com o emprego de métodos descritivos, modelos preditivos, machine learning, matemática combinatória e tecnologia cognitiva, o Analytics Innovation Center tem como objetivo auxiliar a transformação dos negócios nas empresas.
"O futuro do mundo digital está totalmente atrelado a Analytics, ou seja, à capacidade de analisar e utilizar informações de maneira estruturada e estratégica. Com a criação do Innovation Center, passamos a oferecer aos nossos clientes um espaço onde poderão experimentar as soluções e entender como Analytics se traduz no mundo prático", diz Flaviano Faleiro, líder da Accenture Digital para o Brasil e a América Latina.
A Accenture utiliza a análise de dados de diversas maneiras para alavancar os negócios das empresas, como:
- Com estratégias de aquisição e retenção de clientes, processos de cross-selling, otimização de portfólio de produtos e modelagens avançadas de precificação e efetividade de força de vendas nas áreas de Customer e Marketing Analytics;
- Por meio do desenvolvimento de soluções para incremento de produtividade e otimização dos patamares de custos de serviço, com Supply Chain e Operation Analytics;
- A partir de soluções avançadas de modelagem de riscos e melhor gestão de fluxos de caixa e recursos financeiros no portfólio de Risk Analytics.
A inauguração do Analytics Innovation Center é o mais recente investimento da Accenture Digital no mercado brasileiro. Nos últimos dois anos, a prática adquiriu a Gapso e a AD.Dialeto, integrou a equipe da Risk Control e inaugurou o estúdio brasileiro da Fjord, em São Paulo, e o Studio Digital em Recife.