A Sinqia anuncia nesta quarta-feira, 24, a compra integral da Simply e a compra do controle da FEPWeb. As aquisições representam um progresso relevante no plano de consolidação e a expansão da estratégia de M&A, que passa a incluir também empresas emergentes e com crescimento acelerado.
A Simply é especialista em soluções para abertura de contas digitais. Suas soluções para obtenção, análise e validação de documentos, são usadas por mais de 50 clientes, incluindo diversos bancos digitais. A empresa registrou, nos doze meses encerrados em setembro, receita líquida de R$ 17 milhões, crescimento de 50% sobre o mesmo período no ano anterior e EBITDA de R$ 6 milhões. A aquisição de 100% da empresa foi realizada por R$ 56 milhões, podendo chegar a até R$ 68 milhões incluindo earnout, conforme condições de desempenho nos próximos anos.
A FEPWeb é referência em soluções para formalização de transações digitais. Suas soluções para controle de firmas e poderes, e assinatura digital, são utilizadas por mais de 55 clientes, abrangendo bancos tradicionais, digitais e internacionais com presença no Brasil. A empresa registrou, nos doze meses encerrados em dezembro, receita líquida de R$ 13 milhões, crescimento de 33% sobre o ano anterior, e EBITDA de R$ 8 milhões. A aquisição de 60% da empresa foi realizada por R$ 38 milhões. Cláusulas de desempenho nos próximos anos definem as condições para compra do percentual remanescente.
Segundo o CEO da Sinqia, Bernardo Gomes, essas soluções, ambas no modelo SaaS, são fundamentais para instituições com presença digital porque elas melhoram a experiência do cliente e reduzam significativamente o custo operacional. "São ótimos produtos. Vamos ofertá-los para as mais de 500 instituições que já atendemos e impulsionar os negócios por meio de cross sell", afirma o executivo.
Os fundadores das empresas passam a integrar o corpo de executivos da Sinqia, liderando os respectivos negócios e dando início a uma nova unidade chamada Sinqia Digital. "Estamos honrados por tê-los a bordo do nosso projeto, como executivos e acionistas, totalmente alinhados com nossos objetivos", reforça Gomes
Recentemente, a Sinqia reportou em sua divulgação de resultados uma receita líquida recorde de R$ 210 milhões, ou R$ 269 milhões proforma considerando as três aquisições feitas no segundo semestre de 2020. Com as duas novas compras, o valor proforma atinge R$ 299 milhões anuais. "Esse é mais um progresso relevante em nosso plano de M&A. Estamos expandindo nossa estratégia contemplando também empresas emergentes e com crescimento acelerado. Simply e FEPWeb são ótimas empresas para iniciar esse movimento", conclui.