Em meio ao cenário de transformação digital, uma boa infraestrutura de TI faz toda diferença. As empresas de vários tamanhos precisam continuar conectadas e funcionando, por isso a infraestrutura da rede corporativa deve ter condições de conectar dispositivos diversos: hardware, software, serviços, além das instalações necessárias.
Manter toda a infraestrutura de rede necessária, no entanto, requer mais pessoas, equipamentos, dispositivos de segurança e manutenção preventiva. O que às vezes, pode ser uma dificuldade. Para resolver o problema, o conceito de Everything as a Service (XaaS) ou tudo como Serviço (TcS) é um termo de computação em nuvem que se refere à oferta de produtos, tecnologias e ferramentas na forma de serviço que vem para facilitar a implantação da infraestrutura do ambiente de TI. Esse modelo pode ser subdividido em Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Para entender a relevância desse conceito, o Gartner prevê que até 2023, mais de 80% das novas soluções de tecnologia adotadas pelos governos serão entregues e suportadas usando o modelo XaaS. E se pensarmos apenas na Infraestrutura como Serviço – IaaS, a previsão da consultoria é que em 2021, sejam arrecadados mais de US$ 64 milhões e, em 2022, esse valor deve alcançar mais de US$ 80 milhões. Ou seja, um mercado em franca expansão.
Entendendo a nova realidade
Para quem tem dificuldades em assimilar essa tendência, uma analogia criada por Albert Barron (Enterprise Architect no Google, ex-IBM) pode facilitar a compreensão: imagine o desafio de um gestor de um pizzaria de bairro que tem como desafio fomentar as vendas, de acordo com preferência de cada cliente. No modelo tradicional (Traditional On-Premises), esse gestor é responsável por tudo, desde a compra da mesa de jantar, ingredientes, bebidas até a preparação da pizza por completo. Ou seja, é a pizza feita em casa.
No modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS), o proprietário é responsável apenas pela estrutura, ou seja, compra uma pizza pronta e apenas leva para casa para assar e em seguida servir. Já na Plataforma como Serviço (PaaS), o gestor compra a pizza por meio de um aplicativo e a recebe pronta em casa, ficando responsável apenas por servi-la. No modelo Software como Serviço (SaaS), o gestor não é responsável por nada, apenas por comer a pizza, como ir a um restaurante para jantar.
Benefícios
A aplicação do XaaS traz uma vantagem competitiva, pois permite às lideranças em empresas de diferentes portes, direcionarem o investimento para ofertas assertivas, com custo previsível e suporte atualizado. O que vale para contratação de infraestrutura, software e gestão, entre outros.
Também é estratégico para as organizações, ao permitir o aumento da mobilidade e da disponibilidade dos negócios, bem como a redução de custos e complexidade das operações – como a necessidade de renovar licenças, fazer manutenções e escalar aplicações.
Ao centralizar tudo em um único servidor, os colaboradores se tornam mais eficazes e produtivos, o que também facilita o trabalho remoto. Além disso, a gestão das diferentes operações fica mais eficiente, pois é possível fazer a análise de tudo o que acontece em tempo real, com dados confiáveis.
O XaaS traz sim mais agilidade, principalmente na resolução de situações urgentes, pois existe a possibilidade da equipe acessar o sistema sem estar presente no escritório. Além da mobilidade, a redução de custos é um dos principais benefícios do XaaS, pois criar a própria infraestrutura de TI representa altos investimentos, esforços e disponibilidade de tempo. Mesmo que a organização tenha condições de criar toda a infraestrutura, não há necessidade, pois o modelo XaaS propicia um menor custo.
O XaaS é implementado na empresa, de acordo com necessidades específicas do fornecedor. O crescimento exponencial é uma consequência da forma como auxilia diversos tipos de negócio, independentemente de segmento ou porte. E como toda tecnologia em Cloud Computing, o XaaS está em constante evolução, com novas ferramentas e soluções.
Mesmo sendo uma tendência recente, "Tudo como serviço" entregue por meio da nuvem tem uma ampla capacidade de expansão, principalmente no momento atual, com a adoção do trabalho remoto e híbrido. As lideranças corporativas devem se manter atentas às oportunidades que essas tecnologias trazem para garantirem a continuação dos negócios.
Melquesedeque Nascimento, engenheiro de Sistemas do Grupo Binário.