O Grupo SBF ecossistema que conecta Centauro, Fisia (Distribuidora Oficial Nike no Brasil), NWB (canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, entre outros) e a Sportheca (startup studio de inovação e tecnologia para a indústria do esporte), acaba de contratar a Goalplan, plataforma digital (SaaS) para organização de vendas e serviços. A contratação, que girou em torno de R$ 1 milhão, tem o objetivo de otimizar e aprimorar a comunicação com os milhares de funcionários nas lojas e aumentar a produtividade, além do controle em tempo real dos KPIs, tudo por meio de um projeto de integração de sistemas.
A Goalplan vai concentrar, organizar e distribuir as informações de forma customizada para todas as lojas. Assim, os times de base terão mais autonomia para realizar o seu trabalho, sem a intermediação de uma liderança. "Temos falado em reduzir a cadeia de comando e controle e adotar uma gestão de engajamento e autonomia. A Goalplan, nesse papel de melhorar a nossa comunicação, vai permitir uma conversa muito mais personalizada à necessidade de cada um dos nossos atletas (como chamamos nossos colaboradores de base), eles recebem todas as informações e indicadores que precisam para realizar seu trabalho com velocidade e conectividade", explica Silvio Batista, Gerente de Retail Concept & Capabilities.
De acordo com Rafael Faria, diretor da Goalplan para Latam & Iberia, essa parceria é muito importante e agrega valor ao benchmark internacional da startup. "No mercado há mais de 40 anos, o Grupo SBF é uma referência ímpar no Brasil e América Latina, além de ser cotado na Bolsa de Valores do país. É, com certeza, um cliente de peso para nós. Abraçamos esse projeto com enorme responsabilidade, a fim de alcançar os resultados acordados".
Apesar de ser da Suécia, a Goalplan se comunica muito bem com o ecossistema brasileiro. A empresa conta com outros grandes clientes no país, além de integrar o inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco. "O Brasil é um mar de oportunidades diversas a explorar. Até o momento, identificamos possibilidades de negócios em 90% das empresas com quem temos dialogado. A tecnologia sueca, das melhores do mundo como já sabemos, e o empreendedorismo brasileiro se encaixam muito bem", conta Faria.
O executivo ainda destaca que em um ecossistema tão abrangente e ainda novo como o do Brasil, fazer parte de um hub como o inovabra habitat contribui muito para a conexão com o mercado e a troca com grandes corporações. "O habitat é um dos melhores hubs de inovação do Brasil e do mundo, é uma referência para as companhias. Isso traz uma visibilidade acrescida à Goalplan no país".
O projeto da startup para o Grupo SBF está em fase de integração de sistemas e em breve entrará na fase de customer success com todos os usuários.