A falta de organização e visibilidade na gestão de projetos pode comprometer significativamente a produtividade das empresas. Estudos apontam que equipes sem um sistema estruturado desperdiçam até 30% do tempo com retrabalho, falta de alinhamento e dificuldade no acesso a informações essenciais. Além disso, 75% dos projetos falham por não seguirem um planejamento claro, segundo o PMI (Project Management Institute).
Para enfrentar esses desafios, soluções que unem automação, centralização de informações e inteligência de dados estão transformando a forma como empresas gerenciam seus projetos. Um sistema de gestão eficiente permite não apenas a organização completa de tarefas e documentação, mas também integra gráficos Gantt para controle de prazos, modelos de visualização como Kanban e tabelas, e acompanhamento financeiro detalhado de cada projeto.
"A implementação de sistemas automatizados permite a otimização dos fluxos de trabalho, contribuindo para um gerenciamento mais ágil e eficiente. Ferramentas desse tipo podem atuar de forma estratégica, trazendo uma tomada de decisão baseada em dados", afirma Thais Mendes, Head of Customer Expererience em Smart Solutions da Pitney Bowes.
Segundo Thais Mendes, a digitalização dos processos internos é um fator crucial para a competitividade das empresas, onde sistemas automatizados garantem um fluxo de trabalho mais estruturado e responsivo, reduzindo gargalos e melhorando a experiência do cliente final.
Entre os exemplos de soluções eficientes, está o PB One Service (PBOS), que oferece funcionalidades modulares e personalizáveis, permitindo que as empresas adaptem a tecnologia às suas necessidades específicas. Com a implementação dessas soluções, as organizações conseguem aumentar sua produtividade e otimizar sua operação de forma escalável e eficiente.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, investir em tecnologia para gerenciamento de projetos se torna um diferencial e, principalmente, uma necessidade para manter a produtividade e garantir entregas de alto desempenho.
"O PBOS é uma solução que não necessita de investimento em infraestrutura e profissionais de TI. Fácil de usar, a gestão de projetos se torna mais eficiente entre equipes, garantindo um fluxo de trabalho mais estruturado e estratégico, já que a tomada de decisão é baseada em dados, com relatórios e dashboards em tempo real", explica a executiva.
Com a crescente demanda por colaboradores mais focados e estratégicos, a implementação de soluções automatizadas, como o PBOS, possibilita gerenciar tarefas, antecipar desafios e melhorar a comunicação entre as equipes, o que reduz gargalos e melhora processos manuais, como salienta Thais.
Para ela, a eficiência operacional na gestão de projetos é fundamental para o sucesso organizacional, proporcionando melhorias significativas na qualidade, produtividade e redução de custo. "Ao utilizar o sistema PB One Service, cada equipe pode gerenciar e controlar de forma integrada seus projetos, atribuindo tarefas e chamados a outros departamentos, otimizando o tempo de controles manuais e individuais, tornando os processos mais transparentes e eficientes", finaliza Mendes.