A Visa, líder global em tecnologia de pagamento, revelou hoje sua prática de combate às fraudes, cujo foco é identificar e deter fraudes complexas à medida que elas surgem.
O novo departamento, subordinado a Visa Payment Ecosystem Risk and Control (PERC), evitou que vítimas perdessem US$ 350 milhões com dezenas de esquemas no ano passado. Esse montante se soma aos US$ 40 bilhões em tentativas de fraude bloqueadas na rede da Visa no ano passado.
"A Visa investiu mais de US$ 12 bilhões de dólares em tecnologia de ponta e infraestrutura de combate à fraude nos últimos cinco anos," diz Paul Fabara, diretor de Risco e Serviços ao Cliente da Visa. "Ao mesmo tempo, fizemos um investimento significativo na melhor arma contra golpistas: nosso pessoal. Combinando nossa tecnologia exclusiva às experiências e perspectivas singulares agregadas por nossos talentos, conseguimos identificar eficazmente e derrotar até os fraudadores mais sagazes."
O objetivo de Visa Scam Disruption (VSD) é proteger consumidores, clientes e negócios utilizando a profunda expertise, as tecnologias e as parcerias da Visa.
Inteligência de fraude: VSD reúne uma equipe multidisciplinar que implanta estratégias de mitigação para os diferentes tipos de fraude. Além de contratar os melhores engenheiros e desenvolvedores de inteligência artificial, a Visa centrou seus esforços de recrutamento em profissionais que fizeram carreira em áreas não tradicionais na luta contra a fraude, como ex-policiais e militares e especialistas em visualização de dados.
Investigações proativas de fraudes: VSD mitiga fraudes por meio de um processo investigativo proativo que se vale de diferentes canais e metodologias para identificar e combater fraudes antes que elas gerem perdas devastadoras aos consumidores.
Detecção e interrupção de fraude: VSD utiliza tecnologia de ponta e uma quantidade enorme de dados exclusivos para analisar e impedir fraudes. A empresa atua em parceria com instituições financeiras, agências de segurança pública e terceiros para disromper a infraestrutura de rede fraudulenta. O objetivo da Visa ao colaborar com stakeholders estratégicos é desmantelar operações fraudulentas e prevenir futuras atividades ilegais.
Em uma das maiores redes de fraude já identificadas, a Visa detectou padrões de fraude relacionados à "verificação de identidade" em uma série de estabelecimentos comerciais. Os golpistas usavam um link de phishing enviado por meio de um site de namoro que direcionava as vítimas a um site de verificação de identidade aparentemente legítimo e as inscreviam em ciclos de cobrança recorrentes. Correlacionando as transações com dados de IP e aplicando lógica avançada ao conjunto combinado, a Visa mapeou uma rede de estabelecimentos comerciais com atributos de fraude semelhantes e identificou toda a infraestrutura do esquema. A Visa desligou quase 12.000 desses estabelecimentos comerciais fraudulentos. Esse trabalho evitou que as pessoas perdessem quase US$ 37 milhões com fraudes e foi encaminhado às autoridades.
"Normalmente, a fraude não tem face, mas os golpes são pessoais", diz Michael Jabbara, vice-presidente sênior e head global de PERC na Visa. "Esses golpes têm impacto direto na vida das vítimas e, por vezes, seus efeitos são devastadores. A Visa também colabora com parceiros de inteligência, agências de segurança pública e grupos de trabalho do setor para garantir a eliminação desses esquemas fraudulentos e para que outros membros do ecossistema também estejam aptos a identificar sinais de alerta."