A Alcatel-Lucent anunciou nesta terça-feira, 24, os resultados preliminares para o primeiro trimestre de 2007. Conforme esperado, as receitas do período foram fracas, somando cerca de 3,9 bilhões de euros, com uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado a uma taxa de câmbio euro/dólar constante, ou declínio de 12% na taxa anual.
Comparado a um forte primeiro trimestre em 2006, este volume mais baixo é atribuído à queda nos pedidos de sistemas de rádio para redes sem fio e redes convergentes, em um período em que a companhia está investindo na evolução dessas tecnologias.
Segundo a empresa, o declínio dos negócios wireless deve-se em grande parte ao baixo volume de pedidos de redes 2G em alguns mercados emergentes.
O resultado operacional ajustado está estimado em aproximadamente 260 milhões de euros. No total, a perda do trimestre é resultado de baixas receitas, efeito do mix e dos investimentos em WCDMA e no portfólio de redes convergentes. No caso do WCDMA a empresa está migrando suas bases de clientes para as novas tecnologias.
?Como resultado, as receitas foram baixas enquanto os benefícios da sinergia das antigas Alcatel, Lucent e os negócios WCDMA da Nortel não foram ainda totalmente concluídos?, diz o comunicado. Os planos de integração continuam em andamento, com a redução de 1,9 mil funcionários.