A CMA, fornecedora de sistemas de gerenciamento de execução eletrônica de ordens para os mercados financeiro e de commodities, investiu mais R$ 1,5 milhão na instalação do segundo internet data center (IDC) em sua sede, em São Paulo. A companhia já havia investido a mesma quantia para aumentar a capacidade de seu primeiro IDC, em meados do ano passado. Agora, o data center passou a contar com um novo backup e dobrou a capacidade de hospedagem de servidores próprios e de clientes.
?Toda a estrutura passou a ser duplicada. Estamos ainda mais preparados para as novas exigências do mercado das bolsas de valores e mercadorias e futuros, como o Programa de Qualificação Operacional (PQO) da BM&F, que determina a necessidade de contingências e planos de continuidade para evitar a indisponibilidade dos serviços?, acrescenta o gerente da área de redes da CMA, Edson Yassuo Fujise. ?Temos novo caminho a trilhar. Podemos gerenciar a estrutura de TI das corretoras de forma integral.?
Foram oito meses até a finalização do novo IDC que conta com 2 mil pontos de rede e cabeamento estruturado certificado. Assim como o primeiro IDC, os testes mostraram que a nova estrutura suporta envio de dados a 10 Gbps (gigabits por segundo), velocidade suficiente para suportar a capacidade necessária para os picos de envio de ordens que possam vir a ocorrer. ?Esse é um ponto que priorizamos em função da tendência de aumento do volume das negociações. Estamos preparados para enfrentar os novos desafios de capacidade e desempenho que o mercado exige?, confirma Fujise.