Uma pesquisa realizada com 208 empresas de São Paulo e do Rio de Janeiro para saber sobre as expectativas dos profissionais de TI em relação à adoção de soluções de business Intelligence revelou que 69% dispõem de alguma solução para consolidação de informações gerenciais, embora os níveis de satisfação geral de cada uma delas em relação à ferramenta utilizada varie significativamente, de acordo com a Triscal, integradora de TI e responsável pelo estudo, que teve como tema a ?Tecnologia Aplicada à Consolidação de Informações Gerenciais?.
De acordo com o levantamento, para 34% das empresas o nível de satisfação variou de 71% a 80%; enquanto que para 30% esse índice oscilou de 61% a 70% e para 19%, a avaliação foi de 81% a 90%. Já para 13% delas, o grau de satisfação foi de 50% a 60%, sendo que para 4% esse índice foi de 91% a 100%. Ou seja, nenhuma das empresas respondeu que o grau de satisfação era inferior a 50%.
Para 49% das empresas que disseram possuir alguma solução para consolidação de informações gerenciais, a utilização da ferramenta é considerada fácil. Para 11%, a o uso é considerado muito fácil, para 7%, a facilidade de uso é média, enquanto que para 3% é tida como difícil e para 1% é muito difícil.
O estudo procurou saber também se o investimento necessário à implementação de soluções desse tipo era baixo, justo, alto ou muito alto. Do mesmo modo que no item anterior, as respostas variaram bastante, mas de modo geral a avaliação foi boa: 34% disseram que era justo, 25% que era alto, 17% assinalaram que era baixo, 3% disseram que era muito alto e 21%, não informaram.
Em relação ao retorno sobre investimento, o a pesquisa da Triscal detectou que para 43% das empresas o retorno é considerado bom, para 24% é tido como ótimo e para 5%, baixo. As demais (28%) empresas não responderam. Já no tocante ao balanced scorecard, 56% das empresas disseram não possuir uma solução de balanced scorecard, 23% disseram possuir e 21% não informaram. No que diz respeito a solução de gestão financeira, o estudo constatou que 55% possuem, 23% não possuem e 22% não informaram.
Para a maioria dos profissionais de TI consultados, no entanto, as principais melhorias necessárias nessas ferramentas são mais disponibilidade de informações, consolidações e relatórios, integração com ERP e outros sistemas, além de utilização por mais funcionários e maior facilidade de uso e treinamento de pessoal.
Segundo o diretor da Triscal, André Portella, o levantamento ajudou a empresa a entender melhor uma parte de seu mercado de atuação, identificando quais são as principais necessidades das áreas de TI de companhias de diversos segmentos no que se refere a aplicações de BI. ?Usando uma amostra significativa, pudemos traçar um panorama sobre como as empresas lidam com suas informações estratégicas e o que esperam da tecnologia para melhorar o processo de consolidação desses dados.?