O governo federal confirmou a participação de Palmas (TO) no programa Um Computador Por Aluno (UCA). A Intel doará, até o mês de maio, para o Colégio Estadual Dom Alano, 400 classmate PCs equipados com sistema operacional Linux. A escola tem 935 alunos matriculados e os notebooks educacionais serão utilizados em três turnos, contemplando alunos do ensino fudamental. O projeto tem como objetivo analisar a funcionalidade pedagógica da ferramenta em sala de aula.
?A Intel apóia a iniciativa de um laptop para cada estudante e acredita na importância da introdução dessa ferramenta na sala de aula para melhorar a metodologia de ensino e o aprendizado, tanto para alunos quanto para professores, tornando o ensino interativo e adequado ao ritmo de cada aluno?, afirma Oscar Clarke, presidente da Intel do Brasil.
Como parte do apoio ao projeto do governo, a Intel doará outras 400 unidades do notebook educacional para a escola CIEP Professora Rosa da Conceição Guedes, no distrito de Arrozal, em Piraí (RJ). Além disso, diante do sucesso observado durante o piloto realizado no ano passado, a Fundação Bradesco decidiu ampliar o seu projeto. A partir de maio deste ano toda a escola de Campinas participará da experimentação com 500 classmate PCs.
O classmate PC é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com Centros de Definição de Plataformas (PDC) de diversas partes do mundo ? incluindo o Brasil ? e levou em conta resultados de pesquisas etnográficas, nas quais foram identificados diversos fatores que influenciam o aprendizado e a adoção da tecnologia na educação.