O HSBC reformulou seu portal corporativo com objetivo de ganhar eficiência na tomada de decisões estratégicas e na gestão do conhecimento organizacional. O projeto, implantado em parceria com TerraForum, estreou este ano e vem mexendo com a dinâmica da instituição. Mais de três mil colaboradores foram ouvidos em entrevistas, dinâmicas e testes para reestruturar os sistemas de busca e o modelo de gestão da Intranet.
?A nova Intranet foi concebida para ser a principal ferramenta de trabalho dos nossos colaboradores, facilitando a rotina de atuação. É um ambiente que centraliza a captação e a difusão das informações, compartilhando conhecimento?, afirma Luciano Miranda, gerente do HSBC responsável pelo projeto.
Segundo ele, a consulta aos profissionais da matriz e das diversas agências do banco no país foi essencial para nortear as decisões e fazer do portal um instrumento de uso efetivo. ?Além de melhorar a satisfação dos trabalhadores, o mecanismo possibilita ampliar a qualidade do atendimento aos clientes, aumentar a produtividade e reduzir os custos, o que gera impactos positivos para os resultados do negócio?, indica o executivo.
Juliana Vale Marques, head da área de endomarketing do HSBC, considera que a nova Intranet não apenas dinamiza a comunicação com os colaboradores, mas também tem forte influência nos resultados corporativos. ?Trata-se de um recurso crítico para uma instituição como a nossa, que tem cerca de 30 mil colaboradores em mais de 560 municípios do país?, diz ela.