Nova plataforma sustenta crescimento da Suzano Papel e Celulose

0

A aquisição de novos servidores e a adoção de uma plataforma baseada no sistema operacional Microsoft Windows Server 2003 e no banco de dados Microsoft SQL Server 2005, proporcionaram à Suzano Papel e Celulose não apenas aumento da produtividade e alta disponibilidade, mas, principalmente, ajudaram a impulsionar o crescimento da companhia.

"Tudo partiu de uma demanda do negócio. A ampliação da capacidade da fábrica de Mucuri (BA) somada às aquisições e ao crescimento de toda a companhia nos exigia um sistema à altura", conta José Carlos Costa, CIO do Grupo Suzano.

Segundo ele, com a atualização do ambiente de tecnologia, a empresa passou a contar com uma infra-estrutura mais adequada às suas necessidades e capaz de acompanhar o forte ritmo de crescimento da corporação. Antes da reestruturação, banco de dados da empresa, por exemplo, rodava em plataforma Unix e demandava a realização de paradas mensais de 16 horas para a reorganização da base. "Esta limitação da plataforma mostrava-se cada vez mais incompatível com a realidade operacional da empresa", afirma Costa.

Um dos pontos-chave do processo de transformação do ambiente de TI foi a alta disponibilidade da arquitetura. Com o aumento contínuo da produção e a presença internacional da Suzano, a necessidade de trabalhar com um sistema capaz de operar 24 horas por dia e 7 dias por semana tornava-se veemente.

A Suzano Papel e Celulose possui quatro fábricas no Brasil, três delas no estado de São Paulo e uma na Bahia, além de 37 unidades no Brasil. Com 3.500 funcionários, a companhia ainda possui quatro escritórios internacionais localizados na Inglaterra, Suíça, EUA e China.

A atualização do ambiente de tecnologia garantiu mais tranqüilidade à área de TI, que hoje já pode trabalhar com foco na busca de melhorias para o sistema. "A estrutura anterior estava sobrecarregada e os usuários nos ligavam solicitando auxílio", conta Adolpho Serra Daher, gerente do departamento de sistemas integrados da Suzano.

"Muitas vezes ficávamos apagando incêndios." O executivo conta que a situação era ainda mais crítica no final do mês. "A alta demanda de acesso aos relatórios impactava todas as áreas e, diante do rápido crescimento da companhia, a atualização do ambiente tornou-se uma questão urgente".

A HP foi a responsável pelo fornecimento dos 25 servidores Itanium 64 bits e pelo serviço de migração, atuando juntamente com a equipe de TI da Suzano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.