A CPFL Energia, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica, já está colhendo os frutos do projeto que implantou a certificação digital na companhia. O projeto teve como enfoque reduzir o tempo gasto com os contratos das áreas comerciais e de suprimentos, adicionando a isso a eliminação de papel e ganho de espaço físico.
Somente na área comercial, a geração de contratos ao ano chega a aproximadamente 10 mil. Com o uso da certificação digital a empresa deixou de imprimir e armazenar 110 mil folhas. O maior ganho, segundo a CPFL, foi o aumento de produtividade. O tempo médio – gasto por contrato – reduziu em mais de 50%, permitindo aos envolvidos, inclusive os gerentes, atuar fortemente no relacionamento aos atuais e futuros clientes.
De acordo com o diretor comercial da CPFL, Mauro Magalhães, o sucesso obtido na implantação da certificação digital na área comercial tornou-se referência para que a solução fosse também adotada na cadeia de suprimentos. "Com a adoção da assinatura digital reduziremos significativamente o tempo total do processo de assinatura, antecipando a venda de energia e liberando a equipe para busca de novas oportunidades de negócio" ressaltou.
Segundo Elcio Comparone, gerente do Departamento de Planejamento de Suprimentos da CPFL, todo o processo de compras pode ser iniciado e concluído eletronicamente com total garantia jurídica. Dessa forma, ele espera gerar cada vez mais agilidade e segurança nos processos, além de promover uma redução significativa na quantidade de papel utilizada e espaço físico.
Arnaldo Murasaki, vice-presidente comercial da Certisign, destaca que as empresas privadas também podem se beneficiar da certificação digital, tal como a Receita Federal faz. "Os benefícios resultam em redução do tempo de gestão do documento em trânsito, eliminação dos custos de correio, motoboy, papel e armazenagem física, eliminação de falhas no processo e a certeza absoluta da veracidade das assinaturas digitais", explicou.
"Esse projeto da CPFL Energia é uma demonstração de confiança com o meio eletrônico. Trata-se de um modelo de aplicação a ser seguido pelas empresas que estudam migrar seus processos do mundo físico para o digital, com total garantia de segurança", afirmou José Luiz Poço, presidente da Certisign.
- Sem papel