A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) deu ganho parcial de causa à Motorola Mobility em processo contra a Apple por violação de patentes. A dona do iPad também moveu uma ação judicial contra a fabricante, a qual acusa de violar mais de 40 patentes nos EUA, grande parte delas referentes a smartphones com sistema Android, do Google, mas também incluem set-top boxes e DVRs.
A ITC disse que a Apple violou as quatro primeiras patentes alegadas pela Motorola. Um porta-voz da empresa disse ao blog All Things Digital que a sentença foi muito bem recebida. "Estamos satisfeitos que, por violar a propriedade intelectual, a Apple seja acusada parcialmente. Esperamos a decisão completa da ITC em agosto. Nosso compromisso com a inovação é a primeira razão de sermos líder em propriedade intelectual na indústria."
A Apple, por outro lado, disse que a vitoria da Motorola não significa tanto, já que de acordo com as regras do ITC, uma das patentes disputadas não faz parte da vitoria, outro motivo é a recusa da licença nos termos justos e razoáveis. Sendo assim, três das quatro patentes do processo poderão pertencer a Motorola. Kristin Huguet, porta-voz da Apple diz “A corte da Alemanha declarou está patente inválida, por isso, acreditou que é um forte caso a favor da Apple”.