A edição de 2013 do censo de e-mail marketing, realizado desde 2007 pelas empresas globais Adestra e Econsultancy, revela que, pelo terceiro ano consecutivo, a má qualidade dos dados é apontada por profissionais da área como a maior barreira para um e-mail marketing eficaz.
De fato, metade (50%) dos entrevistados afirma que a qualidade do seu banco de dados de e-mail causou problemas nas campanhas desenvolvidas para o canal. Em segundo lugar no ranking das barreiras mais citadas aparece a falta de estratégia (43%), seguida por falta de tempo (41%) e segmentação pobre (39%).
Entre outros achados, o relatório aponta que o e-mail marketing permanece como um dos melhores canais para a entrega de ROI , o gerenciamento de dados continua crítico, a integração do e-mail com outras funções de negócios ainda é um desafio, a automação de e-mail está subutilizada e as taxas de clique, abertura e resposta permanecem baixas.
O censo fez entrevistas virtuais com 1.329 pessoas entre janeiro e fevereiro de 2013. Participaram profissionais tanto de empresas clientes (in-house) quanto de prestadores de serviços de e-mail e agências.
Obstáculos para e-mail marketing eficaz
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Fonte: Email Marketing Industry Census 2013 – eConsultancy/Adestra