O Gartner afirma que as abordagens tradicionais de infraestrutura de TI estão lutando para acompanhar a digitalização contínua das empresas, uma vez que fornecedores novos e disruptivos estão trazendo tecnologias e modelos de negócios que mudam as regras do mercado de data center. O comportamento dos provedores de serviços é classificado pela consultoria em três categorias: revolucionários, protetores e evolucionistas disruptivos.
Os revolucionários normalmente são novos no mercado de Data Center e trazem tecnologias disruptivas ou novos modelos de negócios – ou, na maioria dos casos, ambos. Essa categoria inclui startups como a Nutanix e a SimpliVity, além de nomes mais tradicionais como a Amazon Web Services.
Já os protetores representam o status quo. São os provedores tradicionais para infraestrutura de Data Center, como a Cisco e a NetApp, que têm como objetivo proteger sua base instalada e preservar a margem de lucro.
Os fornecedores evolucionistas completam o quadro, promovendo inovações e vantagens de custo a partir de mercados de tecnologia adjacentes. Entre os exemplos de empresas evolucionistas estão a Huawei, a VMware e a Hewlett Packard Enterprise, que, apesar de ser considerada protetora no mercado de servidores, é evolucionista em sistemas de rede.