A parceria com grandes empresas é uma das estratégias utilizadas por startups de alta tecnologia para desenvolvimento do seu negócio. Enquanto 95% dos empreendedores querem desenvolver essas parcerias a longo prazo, apenas 57% consegue fazer isso de fato, aponta o estudo "What Deep-Tech Startups Want from Corporate Partners", lançado pelo The Boston Consulting Group (BCG).
O estudo também indica que 80% das startups classificam o financiamento como prioridade principal. Contudo, quando buscam parcerias corporativas, o financiamento é prioridade para 25% dos empreendedores. Para 43% daquelas que procuram corporações, o acesso ao mercado é o principal motivo de parceria. Conhecimento do negócio é a segunda principal razão, apontada por 25% dos respondentes.
Mas por que nem todas as startups conseguem desenvolver essas parcerias? O estudo do BCG indica alguns obstáculos que precisam ser superados:
Startups com preparação inadequada, incluindo falta de transparência na proposta de valor, aplicação e conceito;
As duas partes falham em definir claramente como será a relação desde o início, incluindo visão, negócios, conhecimento e objetivos de recursos humanos;
Falta de alinhamento sobre timing e processos, gerados pela complexidade e demora em decisões corporativas;
Falta de status e papéis claros para as startups dentro da empresa maior;
Nenhum patrocínio de alto nível para a inicialização dentro da corporação;
Falta de buy-in do negócio no lado corporativo.
As grandes empresas que querem trazer startups de alta tecnologia para seu portfólio precisam considerar cuidadosamente as necessidades específicas dessas operações jovens, especialmente onde as startups estão em seu desenvolvimento e que tipo de apostas as maiores empresas estão fazendo. Ambos os lados também precisam elaborar o ajuste da estrutura da colaboração e especificar como as duas entidades irão realmente trabalhar em conjunto.