A Huawei lançou o novo SingleRAN Pro, orientada para conectividade 5G. A solução agrega recursos de 2G, 3G e 4G, além da quinta geração de banda larga móvel, em uma única rede e com um sistema de gerenciamento inteligente automático. O objetivo é ajudar as operadoras a enfrentarem os desafios da era 5G e manterem o legado.
Para a Huawei, o lançamento é a saída para as operadoras resolverem três desafios: implantar rapidamente o 5G com o melhor custo-benefício, como alocar de forma flexível os recursos de rede 5G para maximizar o valor da rede e como gerenciar de forma eficiente as cada vez mais complexas redes com custos reduzidos de operação e manutenção (O&M).
A integração com o legado permite uma implantação mais rápida e a compatibilidade com o 2G, 3G e 4G. A plataforma conta com a multi-RAT baseband, uma antena multicanal multibanda e recursos de hardware de RF. Além disso, plataformas de hardware altamente integradas como as BBUs são apresentadas não só para acelerar o lançamento do 5G, mas também para maximizar o espaço nas instalações. Essas novas plataformas também ajudam a reduzir o consumo geral de energia e os custos com manutenção.
Outro diferencial é a arquitetura de nuvem móvel, que cobre três aspectos: infraestrutura cloudificada; recursos do espectro cloudificados; e as capacidades da interface aérea cloudificadas.
A nuvem móvel garante a utilização eficiente de recursos, a implantação da estação base sob demanda e o fornecimento de serviços ágeis, diz a Huawei. Segundo a empresa, esses três recursos permitirão que as redes das operadoras hospedem um crescente número de serviços de diferentes indústrias verticais ao mesmo tempo em que maximizam o retorno dos investimentos (ROI) dos clientes.