São Martinho e Qualcomm colaboram em projetos 5G para o agronegócio

0

A São Martinho e a Qualcomm colaboram para avaliar o uso da tecnologia 5G para aprimorar os processos agroindustriais.  Com a expertise de uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, e usando inovações de ponta da Qualcomm Technologies Inc., a colaboração pretende implementar soluções digitais para o agronegócio com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.

A São Martinho é pioneira em smart-farming para cana-de-açúcar, com cobertura 4G e 5G em sua usina localizada na cidade de Pradópolis (São Paulo). A sua principal unidade, a Usina São Martinho, é a maior processadora de cana do mundo, com capacidade de moer até 10 milhões de toneladas por safra, o que faz dela um local ideal para escalar soluções deste tipo.

A Qualcomm explorará a forma como sistemas baseados em uma superposição de tecnologias como 5G e AI poderão produzir avanços tecnológicos para empresas do agronegócio, visando especialmente a produtividade.

A São Martinho, com sua vasta experiência no setor sucroenergético, apoiará com o seu conhecimento agrícola, operativo e industrial para que as potenciais soluções ajudem a efetivamente solucionar os desafios do setor. Alguns destes desafios mapeados visam monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras.

As aplicações que estão sendo planejadas contemplam o uso de câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos que, baseados nos produtos da Qualcomm Technologies, podem coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento dos diversos processos.

Além de contribuir com a expertise agrícola, a São Martinho poderá disponibilizar a parceiros acesso ao ambiente operacional da Usina, aos profissionais capacitados da companhia e aos dados históricos e em tempo real de suas operações para facilitar por exemplo o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. A São Martinho espera que os primeiros projetos se iniciem ainda este ano no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente baseado no modelo de inovação aberta e focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.